
No Parque Biológico da Serra da Lousã
15 April 2017
O Parque Biológico da Serra da Lousã deu as boas-vindas a uma cria de muflão, tornando-se assim esta espécie eleita para a exposição “animal do mês”.
O muflão, conhecido como carneiro selvagem, é o maior ovino conhecido. A sua pelagem carateriza-se por tons castanho-avermelhado, que escurecem consoante o avançar da idade. Em cada lateral do dorso, apresenta uma lista preta e uma mancha branca. Na cabeça, os machos apresentam um imponente troféu, com cornos recurvados que podem atingir os 1,20 metros de tamanho.
Sendo uma espécie poligâmica, o muflão macho acasala com várias fêmeas, constituindo assim o seu harém, durante os meses de Setembro a Novembro. As crias nascem no final do Inverno, início da Primavera.
A sua dieta consiste em plantas herbáceas e frutos silvestres.
Em Portugal, os primeiros exemplares datam da década de 90, encontrados na Região Centro e no Alto e Baixo Alentejo.
No Parque Biológico existem 6 exemplares deste espécime, um macho, cinco fêmeas e a recém-nascida cria. Com a Primavera chegam os nascimentos e, além dos ovinos, também os caprinos e suínos exibem bonitas crias!
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: