Animação de loading

Fundação ADFP promove curso de produção de enchidos

Fundação em parceria com EDP promove produtos endógenos

O curso de enchidos iniciou no dia 8 de Outubro e decorrerá até ao dia 22 do mesmo mês. 

A Fundação ADFP de Miranda do Corvo promove um Curso de Produção de Enchidos, com a duração de 50 horas, que tem lugar na Queijaria/Fumeiro do Parque Biológico da Serra da Lousã, de 8 a 22 de Outubro.

Os conteúdos do curso são teóricos e práticos, e vão desde as boas práticas de segurança, higiene e saúde no trabalho, passando pelo Processo de transformação da matéria-prima e pelas operações de acabamento e embalagem, entre outros.

Nas 50 horas de formação, o objetivo é dotar os formandos de conhecimentos básicos e competências práticas para a produção e comercialização de enchidos artesanais.

Este curso e demais atividades, como por exemplo Comemorações do Dia da Saúde Mental, que vão ter lugar na Queijaria/Fumeiro, decorrem no âmbito do protocolo de colaboração entre a Fundação ADFP e a Fundação EDP.

Em 2012, o projeto Queijaria/Fumeiro foi reconhecido pela Fundação EDP, enquanto projeto vencedor do Programa EDP Solidária, recebendo a Fundação ADFP um apoio financeiro de 75 mil euros para a criação de uma unidade de transformação, com queijaria e fumeiro tradicional, para dinamizar atividades produtivas e integração profissional de pessoas com deficiência, aproveitando e valorizando os recursos endógenos do Parque Biológico.

Recordamos que no Parque Biológico existe um Museu Vivo de Artes e Ofícios tradicionais com uma loja onde se divulgam produtos endógenos.