Animação de loading

Fundação ADFP deixa de fornecer jantares às pessoas em situação de sem abrigo aos fins de semana uma vez que a Câmara Municipal assumiu este papel

17 August 2023 | Social, Apoio à Comunidade, Serviços, Fundação ADFP

Como sabem perante a inexistência de serviço de jantares, que respondesse com respeito ás pessoas em situação de sem abrigo, a Fundação criou a Casa Dignidade em abril de 2017, com o objetivo de garantir refeições quentes, debaixo de teto, sentados à mesa, com acesso a instalações sanitárias. 

Esta nossa iniciativa, com mais de 6 anos de existência, foi filantropia da Fundação ADFP, sem qualquer apoio da Câmara Municipal, Instituto da Segurança Social ou de qualquer serviço do Estado, visando apontar para o objetivo de “Coimbra cidade sem abrigo zero “. 

Este serviço de refeições na Casa Dignidade da Fundação ADFP nunca foi interrompido mesmo nos períodos em que a pandemia Covid fechou quase todos os serviços. Mesmo nesses períodos a Fundação nunca abandonou as pessoas em situação de pobreza extrema. 

Temos todos o dever de rentabilizar recursos e evitar duplicação concorrencial de serviços evitando desperdícios e má gestão. 

Tivemos conhecimento pela comunicação social que a Câmara Municipal criou uma resposta, CRESC, junto á Casa do Sal, com alguns dos parceiros do NPISA, para serem servidas refeições quentes, debaixo de teto, sentados à mesa, com condições de higiene, às pessoas em situação de sem abrigo, aos fins de semana e feriados, em tudo semelhante à que é prestada na Casa Dignidade da Fundação ADFP. 

Felicitamos a Câmara Municipal pela iniciativa, que corresponde aos objetivos que definimos, pelo que informamos que deixamos de fornecer as refeições aos fins-de-semana e feriados. 

Temos todos o dever de rentabilizar recursos e evitar duplicação concorrencial de serviços evitando desperdícios e má gestão. 

Informamos que iremos manter a nossa resposta durante a semana, encaminhando os nossos utentes para o refeitório da autarquia aos fins-de-semana e feriados. 

Perante a criação pela autarquia do serviço ao fim-de-semana e feriados, é previsível que o venha a alargar aos dias úteis. 

Apenas a Câmara assuma a cobertura diária, a nossa intervenção torna-se desnecessária pelo que poremos fim á nossa intervenção. 

Reiteramos que consideramos que os poderes públicos devem ambicionar implementar o objetivo “Coimbra cidade sem abrigo zero “, e que estamos disponíveis para cooperar visando contribuir para uma cidade respeitadora da dignidade de todas as pessoas.  

Comentários