Animação de loading

Espécie do mês Janeiro

Tramazeira

A Tramazeira é a espécie eleita pelo Parque Biológico para iniciar o ano de 2019! Esta espécie cresce naturalmente no nosso país nas zonas montanhosas, apresentando-se como árvore de pequeno a médio porte com folha caduca. Existem registos desta espécie nas serras da zona centro a Norte: Serras do Gerês, Cabreira, Montesinho, Estrela entre outras.

As suas flores são brancas, pequenas mas muito aromáticas. Delas, crescem os frutos em forma de bagas de cor vermelho vibrante quando maduras, que se agrupam em grandes cachos e se mantêm até ao Inverno. Estes frutos são um chamariz para várias aves, o que remete para o nome latim da planta – Sorbus (frutos) aucuparia – colhe pássaros.

É frequente ser utilizada como planta ornamental em jardins e vias públicas e os seus frutos utilizados para fabrico de compotas apesar de apresentarem um sabor ácido/amargo devido à quantidade de taninos que os compõem.

Em algumas regiões é conhecida como cornogodinho. No Parque Biológico são plantadas vários exemplares de espécies autóctones de forma a preservar e proliferar as espécies nativas do nosso país. Venha visitar e ajudar a conservar esta e outras espécies!