Animação de loading

Equipa de futsal adaptado vence em torneio em Viseu

2ºs Jogos da ANDDI-Portugal

25 Maio 2019 | Social, Deficiência, Saúde Mental, Desporto

A equipa de Futsal Adaptado da Fundação ADFP participou nos 2ºs Jogos da ANDDI-Portugal, tendo vencido a competição de Futsal Adaptado que decorreu no Pavilhão Cidade de Viseu.

Como promotora da integração e inclusão também pelo desporto, a Fundação fez-se representar por um grupo de jogadores pertencentes ao CAO - Centro de Atividades Ocupacionais e da Formação Profissional.

Depois da assinatura recente de um protocolo com a ANDDI (Associação Nacional para o Desporto e Desenvolvimento Intelectual)a Fundação tem colaborado na organização e participado nas atividades promovidas por esta entidade.

Para se sagrar vencedora, a ADFP venceu o Clube de Gaia no jogo de acesso à meia-final, tendo derrotado a ARCIL nesta eliminatória. A final foi disputada com a APPACDM – Tocha, e depois de um empate a dois no fim do tempo regulamentar, foi vencida nos pontapés de grande penalidade.

Alexandre Silva, o capitão de equipa, evidenciou o orgulho de poder divertir-se, “jogar e ganhar uma competição, de me sentir útil e importante”.

O treinador Francisco Silva, professor de Educação Física da Fundação ADFP, referiu ainda a motivação de todos os jogadores, “que colaboraram em vários aspetos da organização da viagem e da sua participação, por se sentirem responsáveis, integrados e valorizados. Este é um dos bons exemplos da promoção do talento dos nossos utentes, já que não diagnosticamos deficiências, mas promovemos a diferença positiva que cada um pode acrescentar”.

O CAO da ADFP centra a sua ação na ocupação terapêutica de pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade, incluindo pessoas com doença mental, promovendo a sua dignificação.

Os técnicos da área da inclusão da Fundação estão cientes de que o "trabalho" tem uma componente curativa, elevadora da autoestima, e estimuladora da integração e socialização da pessoa.”

A Formação Profissional, dirigida para pessoas com deficiências e incapacidades, cumpre um dos objetivos estatutários da Instituição, na promoção e inclusão deste grupo-alvo, lutando contra a baixa empregabilidade das pessoas com deficiências e incapacidades, e procurando sempre dotar este grupo de competências e conhecimentos que garantam a dignidade da pessoa.

Tags
Comentários