Animação de loading

Comemoração dos 60 anos da Biblioteca itinerante

Fundação ADFP e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo participam nas comemorações

09 Setembro 2019 | Cultura

 A Fundação ADFP e a Câmara Municipal de Miranda do Corvo participam nas comemorações dos 60 anos da Biblioteca Itinerante de Miranda do Corvo, a realizar no dia 10 de Setembro 2019, com o seguinte programa:

15h30 - Evocação do dia 10 de Setembro de 1959, com a chegada da Biblioteca Itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian à Praça José Falcão.

16h30 - Inauguração da exposição “A biblioteca com rodas - 60 anos com livros por montes e vales”. (Local: Biblioteca Municipal Miguel Torga) que contará com a presença de antigos funcionários das bibliotecas itinerantes.

Pelo presente convidamos a comunicação social a estar presente.

 

Atualmente a Biblioteca Itinerante está integrada na Fundação ADFP, continuando fiel aos objetivos do projeto inicial da Fundação Calouste Gulbenkian, permitindo que seis décadas depois, nas suas visitas regulares a localidades de quatro concelhos, o livro chegue a todos os que a ela ocorrem e em especial aos que se encontram mais isolados.

A partir de 1995 a Fundação Calouste Gulbenkian iniciou o processo de extinção do Serviço de Bibliotecas e Apoio ao Leitor (SBAL) e em 2001 estabelece um protocolo com a Fundação ADFP, através do qual cede a viatura e o fundo bibliográfico, tendo a partir dessa data sido a ADFP a suportar os custos, dentro da sua missão filantrópica de difusão da cultura e de promoção da leitura.

Desta forma a Fundação ADFP mantem o serviço de itinerância através de protocolos com os municípios de Góis, Miranda, Penela e J. de Freguesia de Serpins e C. de Ermio, dispondo para tal de um fundo bibliográfico de mais de 30 mil documentos.

Com mais de 4000 mil inscritos, em 2018 foram requisitados 14906 documentos com uma média mensal de 900 utilizadores de todas as idades. A Biblioteca da Fundação ADFP participou em mais de 800 atividades junto dos diferentes públicos que serve. Visita regularmente estabelecimentos de ensino, lares e centros de dia, realizando ainda paragens no centro das localidades.

Tags
Comentários