
No Cinema de Miranda do Corvo
12 June 2013
O Cinema de Miranda do Corvo iniciou o seu funcionamento com sistema digital, dando uma maior qualidade á sétima arte.
212 Concelhos de Portugal, não tem qualquer sala de cinema com programação regular. São cerca de 3,8 milhões de portugueses, ou seja 40% da população, que tem dificuldade em ter acesso a cinematografia.
Miranda tem uma sala de cinema com uma excelente programação, sempre com filmes recentes, graças a uma parceria que envolve a Câmara Municipal, a Fundação ADFP e a maior distribuidora do país, a Zon Lusomundo.
O desenvolvimento tecnológico dita o fim da película, e a informatização do equipamento de projeção.
Com o recente encerramento das 66 salas Socorama, e a atual discussão no Parlamento sobre a criação de uma rede pública de cinemas, incluindo a modernização dos existentes, Miranda acaba de instalar um equipamento moderno de sistema digital.
Esta sala é a primeira do distrito, fora das cidades de Coimbra e Figueira - salas das grandes distribuidoras, com máquina de projeção de sistema digital, as mais inovadoras, com a vertente de projetar a três dimensões.
A Câmara Municipal de Miranda não gasta qualquer verba nas despesas correntes da sala de cinema, ao contrário do que acontece noutros concelhos onde são as câmaras a suportar os prejuízos das salas.
É a Fundação que assume todos os custos de funcionamento e manutenção, assegurando uma exibição cinematográfica de qualidade e, por outro lado a disponibilização de uma sala com conforto e funcional para múltiplas iniciativas de índole cultural.
Os investimentos na sala foram assumidos a 50% pela Câmara e pela Fundação ADFP.
Esta modernização tecnológica, com capacidade de projeção a três dimensões, teve um custo global de cerca de 75 mil euros.
Os clientes da sala de Miranda têm acesso a ver cinema de qualidade a um preço muito inferior ao preço de bilhete nas cidades de Coimbra ou Figueira, e muito abaixo da média nacional (5 €).
O cinema tem programação semanal regular com projeções á sexta, sábado e domingo, com sessões á tarde e noite. Filmes para crianças têm, esporadicamente, projeções matinais.
Este equipamento digital da uma maior polivalência á sala, com 150 lugares, quatro para pessoas em cadeira de rodas, permitindo a exibição de grandes eventos culturais e desportivos em écran gigante.
No próximo sábado, rentabilizando a polivalência desta magnífica sala, equipada com a mais moderna tecnologia digital, a Fundação ADFP e a Câmara Municipal promovem um encontro sobre Dialogo inter-religioso, quê culminará coma a apresentação de um projeto para a construção de um templo ecuménico, universalista.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: