Animação de loading

Ceia de Natal na Casa Dignidade – Sem Abrigo

A Casa Dignidade é um equipamento da Fundação ADFP que serve de sede para o Projeto Sem-Abrigo Zero.

13 Janeiro 2020 | Social, Sem-abrigo

Projeto direcionado para as faixas de população mais desfavorecidas, tendo especialmente por alvo, pessoas em situação de sem-abrigo e situações de carência económica grave. Tem por objetivo a minimização dos efeitos da pobreza, visando a dignificação das pessoas.

À semelhança dos anos anteriores, este Natal a Casa Dignidade realiza a Ceia Natalícia no dia 23 de Dezembro pelas 19:00h, onde será realizado um convívio de natal entre utentes, colaboradores, dirigentes, voluntários e amigos.

Inaugurada em Abril de 2017, a Casa Dignidade, está localizada junto ao Parque Verde, em Coimbra.

Depois de instalar uma equipa de voluntários que iniciou contactos com pessoas em situações de sem-abrigo, abriu o seu ‘Refeitório com teto’ com o objetivo de garantir que as pessoas possam jantar sem ser na rua, podendo ter acesso a cuidados de higiene pessoal, como poder lavar as mãos antes de tomar a refeição.

Está em pleno funcionamento, servindo mais de 315 refeições por semana, de segunda a domingo incluindo feriados. De salientar que todo o trabalho de apoio alimentar na Casa Dignidade, no que respeita á distribuição da refeição e todos os procedimentos que isso implica é feito por voluntários.

Em média, o ‘Refeitório com teto’ serve jantar a 45 pessoas, cerca de 15 sem-abrigo (vivem efetivamente na rua) e 30 sem-teto (que vivem em casas, barracões e fábricas abandonadas ou em quartos provisórios) durante a semana e 50 durante o fim-de-semana.

Para além das refeições, a Casa Dignidade presta apoio psicossocial como encaminhamento para outros serviços sociais, económicos e/ou médicos; acompanhamento psicológico aos sem-abrigo e sem-teto que o desejem; cuidados de higiene (banho duas vezes por semana); doa roupa (vestuário, cobertores, mantas) duas vezes por semana ou em situações de maior necessidade quando os utentes o pedem, nomeadamente em dias de baixa temperatura ou quando surgem situações imediatas de indivíduos que ficam na rua no próprio dia

A Casa Dignidade está aberta durante a semana das 09:00h às 20:30h e ao fim de semana das 18:00h às 20:30h tem uma sala de convívio com aquecimento permitindo aos utentes permanecerem acolhidos se o entenderem ou estarem aconchegados enquanto esperam pela hora de refeição (jantar).

A Fundação ADFP acredita que intervenção com as pessoas sem-abrigo e/ou sem-teto deve ser ambiciosa apostando na dignidade da pessoa em pobreza extrema. Neste processo é fundamental apoiar pessoas que, na sua maioria, sofrem de alterações de comportamento, doença mental grave ou comportamentos aditivos com dependência de álcool ou outros estupefacientes.

Neste sentido, e para concretizar o projeto ‘sem-abrigo zero’ é necessário, para além do apoio medico e psicológico, garantir hipótese de trabalho e casa/ dormida com teto.

A Fundação ADFP cede ainda espaço a outros projetos que funcionam na Casa Dignidade, Projeto “Incorpora” apoiado pela La Caixa que visa a integração laboral de indivíduos desfavorecidos que apresentam vulnerabilidade social e/ou situações precárias com carência económica grave; Associação do Direito do Consumo que promove a defesa dos consumidores; e a Refood que tem como objetivo combater o desperdício alimentar fazendo chegar refeições a pessoas carenciadas.

É objetivo da Fundação ADFP contribuir com ideias e trabalho comunitário, para que Coimbra, cidade-lição, possa ser um exemplo nacional, assumindo-se como a primeira cidade de média dimensão do país em situação de “Sem-Abrigo Zero”, para tal importa concretizar uma intervenção comunitária de saúde e social, que aposte em dar um teto e garantir a inclusão laboral destas pessoas.

Tags
Comentários