Animação de loading

Animal do mês de Fevereiro

Cabra raça Serrana

29 Janeiro 2019 | Turismo, Educação e Formação, Atividade Agroflorestal, Ambiente

No mês de Fevereiro, o Parque Biológico da Serra da Lousã elege como animal do mês a cabra de raça Serrana. Esta raça autóctone é a única que apresenta pelos compridos. É uma raça com estrutura mediana, com elevada rusticidade adaptando-se ao meio onde está inserido e a fracos recursos alimentares.

Os efetivos da raça Serrana encontram-se disseminados nas Beiras, Trás-os-Montes, Ribatejo, Estremadura e Península de Setúbal.

A história do aparecimento desta raça é difícil de determinar mas acredita-se que a raça Serrana seja originária da Serra da Estrela e proceda de cabras selvagens.

No Livro Genealógico Português, encontram-se inscritas cerca de 1757 fêmeas e 794 machos, divididos em quatro ecótipos: Transmontano, Jarmelista, Serra e Ribatejano. Neste momento, representa 45% do efetivo caprino nacional.

No Parque Biológico da Serra da Lousã temos um casal de caprinos de raça Serrana, oferecidas pela empresa NaturAproach. O Parque Biológico tem como objetivo representar as raças autóctones da agro-pastoricia tradicional portuguesa, apresentando na sua quinta pedagógica caprinos, ovinos, suínos, asininos e galináceos de raças tipicamente portuguesas.