Animação de loading

Alunos do curso profissional fizeram visita ao Hospital Compaixão

Curso de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola José Falcão

18 Março 2019 | Saúde, Educação e Formação, Visitas

Sete alunos do curso profissional de Técnico Auxiliar de Saúde da Escola José Falcão de Miranda do Corvo, acompanhados pelas professoras Regina Lobo e Clara Cardanho, fizeram uma visita de trabalho ao Hospital Compaixão da Fundação ADFP, dia 12 de Março.

A guiá-los nessa visita esteve a Engª Gabriela Morais, responsável pela Engenharia e Património, que explicou a génese da construção bem como o funcionamento dos equipamentos já colocados. Aos alunos foi explicado que o Hospital deseja funcionar como unidade do SNS com acordo com o Estado para que todas as pessoas, incluindo as de menores recursos, possam ter acesso. O Hospital Compaixão tem grande interesse para o SNS porque poderá ter acordos com a ARS que tornem mais baixos os custos para o Estado. Para as pessoas um pequeno hospital poderá garantir cuidados mais humanizados e reduzir as listas de espera para consultas e cirurgias.

“As acessibilidades de todo o edifício nomeadamente as das instalações sanitárias dos quartos com duche, de pavimento e um vinil no chão resistente à água que permitirá aos pacientes uma marcha com os pés no chão em casos de reabilitação, entre outras cirurgias, a de ortopedia” referiu a Engª Gabriela

 “A imagiologia foi uma das áreas que mais prendeu o interesse dos alunos, nomeadamente a Radiologia Digital, com potter vertical com dois detetores, um na potter e outro na mesa, que permite execução de exames extralongos com detetor; a Ecografia com um Ecógrafo com elevada mobilidade para aplicação em Imagem Geral, Cardiologia Pediátrica, Vascular, Obstetrícia entre outras valências clínicas; a Mamografia Digital, de aquisição direta, com tomossíntese, incluindo imagem sintetizada e estereotaxia digital, que permite efetuar exames de rastreio, de diagnostico e de intervenção; a Tomografia Computorizada multi-corte, com 32 cortes podendo ir aos 64, protocolo com pediatria, CAD Pulmão e Cad Dental. Emite uma dose de radiação baixa permitindo realizar exames mais saudáveis e rigorosos o Intensificador de Imagem- vulgo Arco em C - equipamento que auxilia a equipa médica, para a realização das mais difíceis intervenções cirúrgicas, pois apresenta no seu funcionamento uma leve direção, imagens dinâmicas e claras, atendendo a uma grande variedade de exigências clínicas”, conclui a Eng.ª Gabriela Morais.

Tags
Comentários