Animação de loading

SNS: Valor financeiro ou valor humano?

Data

16 April

Local

Ordem dos Médicos, Coimbra

Horário

18:00

Categoria

Social, Saúde Mental, Saúde, Educação e Formação, Eventos, Fundação ADFP

Promotor

Fundação ADFP

Descrição

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos acolhe, no próximo dia 16 de abril, o debate "SNS: Valor financeiro ou valor humano?”. O debate, moderado pelo presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, contará com a presença do ex-ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes (PS), do deputado na Assembleia da República e porta-voz para a Saúde, Ricardo Baptista Leite (PSD), e do presidente da Fundação ADFP, ex-presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Jaime Ramos.

A sessão resulta de uma organização conjunta da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos com a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP) e visa debater questões fulcrais sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Os intervenientes são médicos com diferentes experiências profissionais e políticas, todos conhecedores das suas potencialidades e insuficiências. Três médicos com distintas visões sobre o SNS.

Esta iniciativa enquadra-se no atual debate e discussão no parlamento sobre a futura Lei de Bases da Saúde, que continua a suscitar polémica e preocupações, designadamente nas relações entre o setor público com o privado, com o setor social e da economia solidária.

A Ordem dos Médicos, em parceria com a Fundação ADFP, acolherá este debate no âmbito do qual se pretende aprofundar uma análise que garanta a sustentabilidade do SNS, fiel aos princípios da Gratuitidade e Universalidade nos acessos aos cuidados de saúde.

Após as intervenções terá lugar um período de debate, aberto a todos os médicos bem como a outros profissionais do SNS e todos aqueles que ambicionam uma visão plural e com princípios éticos, com alternativas e sem dogmas.

O debate terá lugar a dia 16 de abril (terça-feira), a partir das 18h00, na Sala Miguel Torga, no edifício-sede da SRCOM (Avenida Afonso Henriques, Nº 39), em Coimbra.

Recordamos que a Fundação ADFP, entidade de interesse público, sem fins lucrativos, tem uma atuação significativa na área da saúde apoiando e integrando pessoas com doença mental, gerindo duas unidades de cuidados continuados de Longa e Média duração e reabilitando pessoas por cooperação com o SNS na área da fisioterapia e terapia da fala.

Acaba de construir um moderno hospital médico-cirúrgico, com 54 camas, bloco com duas salas de cirurgia, equipamento de Imagiologia, TAC, ecografia, Rx e mamografia. Toda esta atuação na área da saúde da Fundação é feita sem fins lucrativos, criando empregos, melhorando a acessibilidade dos doentes e aumentando humanização com cuidados de proximidade.

Tags
Comentários