Animação de loading

Homenageia o Castanheiro (Castanea sativa) como Planta do Mês

No mês dos magustos, a Parque Biológico da Serra da Lousã

Conhecido pelos seus frutos – as castanhas – o castanheiro é uma árvore de grandes dimensões que pode atingir os 30 metros de altura e, pode viver centenas de anos.

Distingue-se não só pelo seu imponente tamanho mas também pelas suas folhas verdes brilhantes, em forma de lança com a margem dentada. Durante os meses de Maio a Julho, surgem os amentilhos, cachos de flores amarelas que parecem iluminar a árvore. Assim, em algumas regiões do país dão-lhe o nome de candeias.

Os frutos do castanheiro desenvolvem-se no interior de um invólucro espinhoso chamado ouriço. Cada um destes ouriços vai dar origem, normalmente, a três castanhas de forma cónica, mais ou menos achatada. Em Outubro, os ouriços abrem e libertam as castanhas que vão caindo no chão prontas a serem colhidas.

O Castanheiro é uma árvore que tem uma grande adaptabilidade a diversos tipos de clima e altitude e, por isso podem encontrar-se desde baixas altitudes até ao cimo das montanhas!

Por todo o país crescem Castanheiros, alguns centenários que levam a ditados populares como “um castanheiro leva 300 anos a crescer, 300 a viver e 300 a morrer”.

No PBSL, procedemos à plantação de um número considerável destas espécies, anualmente, de modo a manter e a preservar a espécie nos seus habitats naturais.

Comentários