Animação de loading

XXII Campeonato Equestre Regional de Saltos de Obstáculos Pedro Faria

Etapa mirandense, 1ª da prova, foi adiada para meados de agosto

A etapa mirandense do XXII Campeonato Equestre Regional de Saltos com Obstáculos, que devia ter ocorrido em junho, adiada devido ao mau tempo, vai afinal decorrer domingo dia 12 de agosto pelas 14H30, no Centro Hípico de Miranda do Corvo, equipamento integrado no Parque Biológico da Serra da Lousã.

As provas de escolas serão realizadas durante a manhã, realizando-se as outras durante a tarde, após almoço no Restaurante Museu da Chanfana, sujeito a reserva prévia (72h), com menu pré-definido (para os contactos 239 538444 ou 915 361527).

O Centro Hípico de Miranda do Corvo foi criado em 1993, numa iniciativa filantrópica da Fundação ADFP, mas com uma entidade jurídica de gestão e direção independente, exercida por pessoas da comunidade. Inovador pela sua localização, fora da periferia das grandes cidades e em contexto rural, e o primeiro a desenvolver a equitação adaptada e hipoterapia.

O Centro Hípico desenvolve, para além das atividades equestres terapêuticas para pessoas com deficiência e/ou doença mental, apensamento para cavalos privados, aulas de equitação individualizadas para crianças e adultos, desenvolve atividades integradas no âmbito do Parque Biológico da Serra da Lousã, como o passeio de charrete e a iniciação à equitação.

O Parque Biológico da Serra da Lousã, inaugurado em 2009, já recebeu a visita de 250.000 pessoas e vários prémios nacionais por ser um exemplo de boas práticas e de empreendedorismo social. A componente social de empregabilidade, ocupação e atividade terapêutica para cerca de 75 pessoas com deficiência e doença mental, normalmente excluídos do mercado de trabalho regular, fazem destes projetos referências nacionais.

Foi um cavaleiro e treinador deste Centro Hípico, Carlos Baptista, que representou Portugal nos Jogos Paralímpicos de Atenas, na primeira vez em que o país esteve presente na categoria de equitação adaptada, sendo selecionador nacional o malogrado Pedro Faria, falecido há cerca de dois anos.

É neste espaço único que, no dia 12 de agosto, terá lugar a agora 3ª Prova do XX Campeonato Equestre de Saltos de Obstáculos Pedro Faria, organizado e realizado em parceria com outros Centros Hípicos da região (Espinhal, Figueiró dos Vinhos, Guia e Montemor-o-Velho). Devido ao adiamento da mesma em junho, o XX Campeonato Regional já realizou concursos a 22 de julho no Centro Equestre de Montemor-o-Velho e a 29 do mesmo mês o do Espinhal, em Penela.