Animação de loading

Hortelã

Planta do mês de Março

02 Março 2019 | Educação e Formação, Atividade Agroflorestal, Ambiente

Para o mês em que a Primavera chega, o Parque Biológico da Serra da Lousã escolhe a aromática Hortelã para espécie do mês. Conhecida como hortelã verde, menta, hortelã comum, hortelã das hortas, hortelã comum, hortelã cheirosa ou levante, esta espécie é uma das mais dispersas por todo o mundo, sendo cultivada ou aparecendo espontaneamente. O seu tamanho varia entre 30 a 60 cm apresentando folhas ligeiramente aveludadas. As suas flores são de cor violeta.

Apresenta variadíssimas utilizações devido aos seus inúmeros benefícios e propriedades saudáveis, podendo ser utilizada fresca ou seca. É utilizada como tempero na culinária, extração do seu óleo essencial ou ainda para fabrico de chá. Como planta medicinal é utilizada como estimulante, calmante, ajudando a acalmar vómitos, palpitações, situações de nervosismo, dor de dentes, gripes, má digestão, entre outros.

No Parque Biológico esta espécie encontra-se espalhada por todo o parque, sendo possível sentir o seu aroma enquanto se visita a maior coleção de fauna autóctone selvagem de Portugal.