Animação de loading

ADFP participa na VI Olimpíadas Seniores da CEDIARA

30 seniores dos lares da Fundação ADFP

29 Maio 2018 | Social, Idosos, Desporto

No seguimento dos anos anteriores, 30 seniores dos lares da Fundação ADFP participaram na V edição das Olimpíadas Seniores, promovida pela CEDIARA, Associação de Solidariedade Social de Ribeira de Fráguas, Albergaria-a-Velha.

Registaram-se 1200 participações, provenientes de quase 100 instituições de Norte a Sul de Portugal.

As Olimpíadas Seniores consistem em seis jogos baseados em modalidades olímpicas e adaptados à condição desta faixa etária, como é o caso do boccia, bowling, curling adaptado, arcos nos pinos, percurso de obstáculos e bola ao cesto.

Tendo como objetivo maior o convívio e a diversão generalizadas, a participação dos idosos neste tipo de iniciativas pretende estimular nestes, entre outros, a mobilidade, o exercício físico e as capacidades cognitivas.

Dessa forma, e pelo terceiro ano consecutivo, os utentes das Residências Sabedoria, Gratidão, Cristo Redentor, Centro Social de Lamas e Apoio Domiciliário, competiram afincadamente e saudavelmente com “adversários” de outras instituições de várias regiões do país.

Ivone Lobo, da Universidade Sénior, foi convidada a participar no programa da SIC “A Idade é para Meninos” pondo em evidência o seu desempenho enquanto atleta de alta competição de atletismo sénior.

A mobilização e preparação dos idosos mais uma vez esteve a cargo dos responsáveis Marina Costa, Marlene Santos e Francisco Silva.

Francisco Silva, professor de Educação Física da ADFP, refere que “os técnicos da Fundação têm plena consciência do dever de promover o envelhecimento ativo, estimulando os seus utentes nas mais variadas atividades. No caso da Educação Física, todos os lares usufruem de duas sessões semanais com professor, além de atividades de animação constantes promovidas pelas animadoras de cada um. Esse tipo de ações, além da promoção da qualidade de vida, potenciam de forma única momentos de convívio e de partilha.