Animação de loading

A vencedora foi a Escola Básica 1 de Semide

Na 4ª edição do Concurso Espantalho Hortelão

Chegou ao fim a edição do Concurso “O Espantalho Hortelão-2018”, com cerca de duas dezenas de espantalhos. Pretendia-se que desta vez os trabalhos incluíssem um animal da fauna nacional (referência do Parque Biológico da Serra da Lousã) e a Escola Básica 1 de Semide repetiu a vitória, desta feita com o espantalho Lucky Luke e o seu cavalo Jolly Jumper.

Com esta vitória cada elemento do grupo da EB 1 de Semide vai ter entrada grátis no PBSL e no Templo Ecuménico Universalista.

Os mais de 2.400 votantes, visitantes do Parque Biológico, atribuíram o 2º Prémio ao CIM (Centro Intergeracional do Mondego, de Coimbra) sendo o prémio de 1 bilhete de entrada no Cinema da Fundação ADFP a cada elemento do grupo; o 3º Prémio foi para o Jardim de Infância Fundação Rocha Barros (Góis) sendo premiado com 1 Livro a cada elemento do grupo.

Foram ainda atribuídas três Menções Honrosas: ao Jardim de Infância das Cortes (Góis), ao Jardim de Infância do Rabaçal (Penela) e ao Jardim de Infância da Fundação ADFP.

A exposição dos espantalhos encontrava-se patente no PBSL desde Junho, tendo contado com a participação de creches, estabelecimentos de ensino e valências sociais de IPSS’s, de todos os concelhos abrangidos pela Biblioteca Itinerante. Os prémios serão entregues brevemente através do Bibliomóvel “A Quinta dos Livros”.

A Fundação ADFP agradece o empenho de todos os que colaboraram neste concurso, através da criação e envio dos espantalhos, ou através da votação, sendo seu objetivo sensibilizar a comunidade local para a tradição de execução de espantalhos, e a sua importância no contexto da vida rural.

Os espantalhos são parte do nosso imaginário folclórico, mas realce-se que nas aldeias da Zona Centro são ainda visíveis.