
Visita de um membro do secretariado nacional do PS à ADFP
22 September 2014
Álvaro Beleza não poupou elogios à Fundação ADFP de Miranda do Corvo, após visita à instituição mirandense, decorrente de um encontro aprazado via Facebook, com Jaime Ramos, presidente do Conselho de Administração.
“Já percorri todo o país em instituições relacionadas com a saúde, como médico que sou, mas esta é muito maior, melhor e mais conseguida, através de uma gestão notável”, afirmou aquele membro do secretariado nacional socialista”, acrescentando que ficou estupefacto e ”absolutamente agradado” com o que viu.
Com evidente satisfação salientou o facto de Jaime Ramos ser médico, tal como ele, e revelar uma enorme sensibilidade social merecedora de reconhecimento publico.
Jaime Ramos recebeu Álvaro Beleza a meio da manhã e fez de cicerone durante a visita às valências do Centro Social Comunitário (sede), com uma passagem breve pelo cinema e residências para pessoas com doenças mentais e mulheres vítimas de violência e pelo polo que a Fundação ADFP tem na zona industrial (oficina de carpintaria e futura adega) e nas oficinas de artesanato no Parque Biológico da Serra da Lousã, tendo também visitado o gabinete de engenharia, para mostrar e falar do projeto do templo ecuménico e universalista.
“Só faz sentido pensar num bom relacionamento com a Câmara Municipal, já que o que importa aqui é defender Miranda do Corvo, juntos, câmara e fundação, têm tudo para trabalhar numa obra notável”, afirmou Álvaro Beleza. O dirigente socialista considerou importante que a câmara apoie a fundação ADFP dada a dimensão e qualidade do trabalho realizado. Beleza revelou ter ficado muito surpreendido pelo trabalho de integração e inclusão de pessoas com deficiência e com doentes mentais afirmando não conhecer nada igual em todo o país.
Durante o almoço, numa mesa que contou também, para além de Jaime Ramos e do seu convidado, também com o edil Miguel Baptista, o presidente da Junta de Freguesia, Fernando Araújo, Nuno Filipe, Vítor Baptista ex. deputados socialistas, e com os dirigentes e amigos da ADFP:
Carlos Ferreira, Graça Fachada, o vice-presidente da instituição Quirino São Miguel, António Simões e José Manuel Baptista e Eugênio de Lemos do Mirante.
Foi um almoço agradável, onde o tema central foi a política, com trocas de pontos de vista sobre a atual situação do país e até do debate interno num PS que vai decidir dentro de dias qual será o candidato do partido em eleições primárias abertas a socialistas e simpatizantes.
Álvaro Beleza falou do divórcio entre os portugueses e a classe política e defendeu mesmo a mudança do sistema eleitoral através, entre outras, do estabelecimento de círculos uninominais.
Aquele dirigente socialista afirmou que “o debate interno do seu partido é muito importante até para que o PS seja mais forte”.
No final do almoço, de várias vezes e de diversos modos, revelou a admiração que sentiu na visita a ADFP.
Terminou prometendo "se alguma vez for membro de um Governo terei um gosto especial em ajudar a Fundação".
No final da visita Álvaro Beleza, que nesse dia comemorava o aniversário de casamento, comprou na loja de artesanato do Parque um porta-garrafas em vime.
Jaime Ramos ofereceu ao dirigente socialista, responsável pelo pasta da saúde no secretariado do PS, o seu livro "Não basta mudar as moscas...” e uma garrafa do vinho “Terra Solidária” produzido pela ADFP.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: