Atletas da modalidade desportiva já integram a Seleção da Associação de Futebol de Coimbra
28 July 2023 | Social, Infância e Juventude, Desporto, Educação e Formação, Eventos, Fundação ADFP
O Walking Futebol é uma das atividades que fazem parte da oferta da Universidade Sénior da Fundação ADFP, e que decorre uma vez por semana no Campo Mirandense – Sá Carneiro. Atualmente conta com cerca de 20 elementos da Universidade Sénior, e é uma modalidade desportiva que é uma variante do futebol, para maiores de 50 anos, onde não se pode correr, mas sim andar. As equipas são constituídas por seis jogadores de campo, preferencialmente de ambos os sexos, em que não existe guarda-redes. O campo utilizado é semelhante ao campo de futsal, as balizas têm 3m x 1m, e a bola não pode subir acima de 1 metro de altura. Tal como o próprio nome indica, em inglês, significa “futebol a andar” ou “futebol a passo”, e é um projeto desportivo e social desenvolvido pela Rede das Universidades Seniores (RUTIS), e pelos seus parceiros, com o apoio do IPDJ, com o objetivo de promover o exercício físico, a inclusão social e a saudável competição entre os seniores.
A Secção de Walking Futebol da Fundação ADFP tem um protocolo com a Fundação Benfica, e atualmente com a FPF – Federação Portuguesa de Futebol, que permitem a participação em encontros lúdicos pelo país, com o objetivo de fomentar a prática desportiva, promover o convívio como componente social e lúdica, combater o isolamento, e promover o envelhecimento ativo.
Francisco Silva, Professor de Educação Física da Fundação ADFP e treinador da modalidade é enaltecido e referenciado pelos atletas como “um ótimo professor, dinâmico e incentivado, e puxa muito por nós!”, salientaram Odete, Lurdes, e Alice, praticantes da modalidade e membros da Universidade Sénior da Fundação ADFP.
“Gostamos muito da prática, o incentivo dele foi tão bom que quem não tinha tido contacto com a bola antes, como eu, acabou por ficar rendida!”, citou Alice Sousa, que referiu ainda também que “o ambiente entre colegas é ótimo, tudo bons colegas. Somos todos uns jovens muito divertidos!”
As atletas que deram o seu testemunho salientaram apenas que “o único ponto fraco é ter esta atividade só 1 vez por semana, queríamos 2 ou 3 vezes. É o sítio onde nos divertimos mais, e onde podemos juntar coisas muito boas, pois andamos ao ar livre, fazemos exercício, divertimo-nos, espairecemos. Não há espírito competitivo, há espírito de camaradagem e de convívio social entre todos, o que é excelente e para a nossa idade é ótimo!”, relataram as três atletas.
“Por exemplo no caso das senhoras ninguém jogava antes ou tinha tido contacto com o futebol, a não ser em pequenas práticas em família. Os homens também tiveram que se adaptar porque o jogo tem regras específicas. Uma curiosidade é que aqui na equipa andam aqui vários casais e as senhoras estão perfeitamente integradas no grupo, e os homens também as apoiam muito. No futuro esperamos e gostaríamos de realizar intercâmbios/torneios entre equipas, e convívios com outros praticantes de outras equipas”, declarou o treinador, Francisco Silva.
A Seleção da AF Coimbra, da qual fazem parte membros da equipa da US da FADFP, esteve presente na 1.ª Festa Nacional do Walking Football, que decorreu recentemente na Cidade do Futebol, em Oeiras, com o encontro frente à Seleção de Vila Real. Aveiro e Évora foram também adversárias da seleção conimbricense.
No último dia, além da competição, a Seleção conimbricense posou para a fotografia com Toni, antiga glória da Académica e do Benfica, e embaixador da FPF da modalidade, regressando a casa com uma experiência memorável.
Duas centenas de praticantes participaram no torneio organizado pela FPF e que reuniu equipas das 22 associações distritais e regionais, além de duas formações da FPF e do Sindicato de Jogadores.
Para inscrições nas atividades da Universidade Sénior da Fundação ADFP, poderá entrar em contacto via telefone para o 239 530 150 (chamada para a rede fixa nacional), ou via email, para geral@adfp.pt ou cristina.cruz@adfp.pt.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: