Animação de loading

US da Fundação ADFP eleita para o Conselho Geral

Na VII Reunião Magna das Universidades Seniores

A Universidade Sénior da Fundação ADFP foi eleita para o Conselho Geral da Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade e Seniores), na VII Reunião das Universidades Seniores, dia 18 de Outubro em Almeirim.

A Universidade Sénior mirandense obteve 20 votos, os mesmos da sua congénere de Gondomar, que transitou do último Conselho Geral.

Nesta reunião, na qual estiveram presentes 112 dirigentes das universidades seniores portuguesas, estiveram também em debate os seguintes temas: organização  e fiscalidade de uma universidade sénior, os novos protocolos da RUTis e  a certificação das UTI's. 

A U.S. é uma resposta socioeducativa, e tem por objectivo dinamizar atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio para pessoas com mais de 50 anos. O ensino é em regime não formal, sem fins de certificação e situa-se num contexto de formação ao longo da vida.

 O objectivo desta Universidade Sénior é a criação de um espaço privilegiado de inserção e participação social das pessoas idosas. Através das atividades que desenvolve faz com que os seniores se sintam úteis, ativos e participativos.

 O seu planeamento estratégico assenta nos seguintes tópicos: valorização da pessoa idosa, adaptação às condições locais, ideal de autoajuda.

A Universidade Sénior da Fundação ADFP já foi premiada em vários concursos de Cultura Geral da Rútis e possui um Grupo de Cantares e cavaquinhos que tem atuado em todo o país. 

Comentários