Animação de loading

Universidade Sénior realiza workshop sobre degustação de vinhos

Restaurante Museu da Chanfana

A Universidade Sénior da Fundação ADFP, em Miranda do Corvo, vai realizar um workshop sobre vinificação e degustação no próximo dia 21 de Janeiro.


Para além de aprenderem técnicas de vinificação, os alunos da Terceira Idade vão poder aprender como se faz a degustação dos vinhos e almoçar, por 12,50€.
 

O programa de actividades é o seguinte:
12h00 – Técnicas de degustação de vinhos
13h00 – Almoço no Restaurante Museu da Chanfana

Ementa:

- Crepe com recheio de marisco
- Naco de javali
- Sobremesa do Chefe


O almoço decorre no Restaurante Museu da Chanfana, que integra o Parque Biológico da Serra da Lousã, faz parte do complexo da Quinta da Paiva. Mais do que um simples restaurante, é uma homenagem à gastronomia local, que tem como base a carne de cabra velha, porco, caça e pesca. Assim, chanfana, negalhos, enchidos e sarrabulho são alguns dos pratos típicos que nunca faltam na ementa. Mas o restaurante oferece uma grande variedade de outros pratos, que vão desde a carne de veado ao peru recheado com castanhas, passando pela vitela e pelo cabrito no forno, sem esquecer as deliciosas sobremesas, como o arroz doce, o leite-creme e as barrigas de freira.
 

Todos estes prazeres gastronómicos podem ser degustados numa sala rodeada pela Natureza, com vista para o Parque Biológico da Serra da Lousã, onde estão reunidas centenas de espécies selvagens e domésticas da fauna portuguesa e não só. Assim, a passagem pelo restaurante Museu da Chanfana convida a uma visita a este Parque, para contemplar todas as etapas da vida das espécies animais e vegetais.
 

O Workshop de Degustação de Vinhos, que vai decorrer neste espaço, é uma das actividades previstas para mais este ano de funcionamento da Universidade Sénior, que inclui o ensino não formal e a realização de outras actividades culturais, recreativas e de lazer dedicadas a um público com idade superior aos 50 anos.


Workshops, debates, viagens e passeios, para além de aulas de línguas, informática e história, entre outras temáticas, constam no programa desta Universidade. O objectivo é promover a interacção e a convivência entre os mais velhos, combatendo o isolamento e a solidão, e valorizando o papel da actividade física e mental de uma faixa etária que, na maioria, já não se encontra no activo.


A Universidade Sénior da Fundação ADFP, situada em Miranda do Corvo, faz parte da Rutis (Rede de Universidades da Terceira Idade), que agrega quase uma centena destas instituições, que desenvolvem um papel cada vez mais relevante no contexto demográfico da sociedade contemporânea.

Comentários