Animação de loading

Universidade Sénior do Mondego em visita de estudo ao Museu do Vidro

Centro Intergeracional do Mondego, Coimbra

Os alunos da Universidade Sénior do Mondego, Fundação ADFP, no âmbito do seu programa escolar e da disciplina Patrimónios com História, deslocaram-se à Marinha Grande, onde visitaram os Museus do Vidro, o Museu dos Moldes, o Núcleo de Arte Contemporânea, o Museu Joaquim Correia e ainda a fábrica Vidrexport, no passado dia 12 de Janeiro.

A Universidade Sénior do Mondego é uma das valências do CIM, Centro Intergeracional Mondego, da Fundação ADFP localizado na freguesia de S Martinho do Bispo, Coimbra. Neste centro funciona também uma creche e duas salas de infantário com ensino pré-escolar.

À chegada à Marinha Grande estava Elisa Figueiredo, professora e aluna da Universidade Sénior da Marinha Grande (ASURPI), que os acompanhou na visita ao Museu do Vidro. Juntou-se logo depois Joaquim Franco, coordenador da mesma Universidade, que foi o cicerone durante as restantes visitas, e foi graças a ele que tiveram oportunidade de visitar a Vidrexport.

Foi um dia em pleno que culminou da melhor maneira o tema “A História do Vidro em Portugal”, tendo as alunas e alunos apreciado de forma muito interessada toda a beleza e história que encerram estes núcleos museológicos.

Mesmo a culminar o dia, houve ocasião de visitar a fábrica Vidrexport, onde puderam assistir à fabricação de peças de vidro por operários, através do sistema “vidro soprado”. Foi também um dos pontos altos que muito entusiasmou todo o grupo.

Antes de saírem da Marinha Grande, o grupo de alunos da Universidade Sénior Mondego Da fundação ADFP fez um agradecimento caloroso à ajuda que lhes foi prestada pela Universidade Sénior da Marinha Grande (ASURPI), na pessoa de Joaquim Franco, e manifestaram o desejo de retribuírem com uma vista à Universidade Sénior do Mondego, onde irão ter ensejo de apreciar o seu grupo coral.

O dia foi longo, mas muito rico em emoções. A viagem de regresso até ao Centro Intergeracional do Mondego, decorreu em ambiente tranquilo, mas ao mesmo tempo com a sensação agradável de termos vivido um dia que nos enriquece