Projeto Green Economy/Economia Verde- Uso Múltiplo da Floresta
01 November 2019 | Turismo com Propósito Social, Visitas, Atividade Agroflorestal
O Parque Biológico da Serra da Lousã recebeu uma comitiva composta por suecos, finlandeses e luxemburgueses a convite da DUECEIRA no âmbito do projeto de cooperação transnacional Green Economy/Economia Verde- Uso Múltiplo da Floresta.
O Parque Biólogo é um excelente exemplo de uso múltiplo de um espaço florestal incluindo ser projeto âncora para a dinamização turística da região, associado ao Ecomuseu Espaço da Mente e ao Templo Ecuménico criando o Trivium dedicado a valores civilizacionais e humanistas.
O Parque Biológico é um projeto de inclusão laboral para pessoas com necessidades sociais com um Centro Hípico que nasceu vocacionado para a Equitação Terapêutica e adaptada. A Fundação beneficiou de alguns apoios comunitários para a concretização do Parque Biológico e unidades turísticas associadas, incluindo o Hotel Serra da Lousa.
A visita permitiu á comitiva, estrangeiros e portugueses, conhecerem o espaço e o trabalho realizado pela Fundação ADFP na inserção no mercado de trabalho de pessoas com incapacidades.
A comitiva iniciou a visita pelo Espaço da Mente, um espaço que invoca a liberdade e é ao mesmo tempo uma amostra de velharias tradicionais da nossa região. Aqui, foi também apresentado o Templo Ecuménico Universalista, um templo aberto a todas as religiões para a promoção da paz e da tolerância. Ao longo de duas horas, caminharam pelos percursos naturais do Parque Biológico, conhecendo a maior amostra da fauna selvagem autóctone de Portugal. No final, para repor energias, almoçaram no Restaurante Museu da Chanfana para degustar o prato tradicional do concelho.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: