Animação de loading

Seminário com o Ministro da Administração Interna Eduardo Cabrita

“Refugiados: acolher, integrar, autonomizar” 

O Hotel Parque Serra da Lousã foi o palco escolhido pela Fundação ADFP, para a realização do seminário “Refugiados: acolher, integrar, autonomizar”, que terá a participação especial de Eduardo Cabrita (MAI) que se realiza nos próximos dias 24 e 25 de maio.

A abertura às 09h30 com a mesa “Políticas Nacionais e Institucionais para a integração de refugiados”, onde estarão Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, Ramiro Miranda, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra e Jaime Ramos, Presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP.

Pelas 10h15 “Pode o desespero dar lugar à esperança?” terá como moderadora Isabel Borges, investigadora na área da Formação de professores e Educação inclusiva, e como intervenientes Pedro Góis, da Faculdade de Economia e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, e Ana Rodrigues, da Universidade do Minho e CNIS.

Às 11h00 haverá uma Intervenção “Portugal estendeu os braços. E isso chega?” Com Catarina Fernandes Martins, jornalista e 1º Prémio de Jornalismo, e Fernando de Sousa com a reportagem Dia Mundial do refugiado. Portugal Estendeu os braços. E isso chega?

Depois do intervalo para café, às 11h30, terá lugar a intervenção “Crise! Oportunidade? E desafios da integração de refugiados na Europa?” (vídeo), com Marisa Matias, deputada do Parlamento europeu.

Pelas 11h45 terá lugar a mesa “Acolhimento e Integração”, tendo como moderador Ricardo Pocinho, da Administração Regional de Saúde do Centro: intervenções de Teresa Tito de Morais, do Conselho Português para os Refugiados, Mário Rui André, da Plataforma de Apoio aos Refugiados e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e André Jorge, do Serviço Jesuíta aos Refugiados. Depois, às 12h30 terá lugar um debate.

Após o almoço, pelas14h30 a mesa “Transferência e entrada em Portugal” terá a moderar Catarina Fernandes Martins, jornalista e 1º Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa. Marta Bronzin da Organização Internacional das Migrações, Maria Emília Lisboa, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Pedro Calado, Alto Comissariado para as Migrações, serão os intervenientes.

Às 15h15 há nova intervenção, “Na fronteira com a Síria…Emoções numa visita ao campo de Refugiados, de Duarte Marques, Deputado da Assembleia da República, e pelas 15h30 a mesa Diálogo inter-religioso “O perigo da radicalização, perspetivas?” será moderada por António Faria, Coordenador da Linha de Investigação em Cosmovisões da Ásia e da Pós-Graduação Dharma do Buda, Yoga e Sânscrito da Área de Ciência das Religiões da Universidade Lusófona. Os intervenientes são Fabrizio Boscaglia, coordenador da Linha de Investigação em Herança e Espiritualidade Islâmica, Elsa Pereira da Aliança Evangélica e Andreia Rodrigues, antropóloga, seguido de debate às 16h15.

Às 16:30 Cocktail de abertura e visita guiada à exposição “EMOÇOES#6... DA FIGURAÇAO À ABSTRAÇÃO Fugas, refugas, refugiados, refúgios”, com a presença do artista plástico Victor Costa e Miguel Vieira Duque, da Fundação Dionísio Pinheiro, seguida de visita ao Templo Ecuménico Universalista e, pelas 19h30 o jantar no Restaurante Museu da Chanfana.

Processo de Integração

No dia 25, logo pelas 9h30, a mesa sobre o “Processo de Integração: várias dimensões”, terá como moderadora, Adília Farinha, Diretora do Centro de Emprego Pinhal Interior Norte – IEFP e como intervenientes Ricardo Pocinho, da Administração Regional de Saúde do Centro, IP., Nuno Sousa, do Instituto da Segurança Social, IP., Lina Varela da Direção-Geral da Educação e António Pinto, do Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Depois da pausa para café, pelas 11h00, o jornalista da Agência Lusa, Casimiro Simões será o moderador da mesa “Desafios à integração: casos de sucesso”, com intervenções de Hugo Vaz, da Fundação ADFP e Manuela Sousa da Cruz Vermelha Portuguesa. Logo às 11h45 a mesa sobre Inclusão Laboral, Casos Práticos, terá os testemunhos de João Lamas, da Espírito Santos e Lamas Lda., e de Marco Martins, Luciano e Filhos Lda., logo seguida de debate.

Às 12h30a última mesa, Políticas locais à integração de refugiados terá como interveniente Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela e Paulo Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha.

Pelas 14h30 haverá uma| visita à sede da Fundação ADFP (facultativo).

Para informações e inscrições os interessados poderão aceder a www.adfp.pt/agenda e residenciapaz@adfp.pt – 239 530 150.