Caminhada Solidária
17 June 2016
Cerca de uma centena de alunos/formandos participaram na Caminhada Solidária, organizada por dois jovens da Escola José Falcão, Marcelo Ribeiro e Alexandre Ferreira.
Alunos do Curso de Apoio à Gestão Desportiva que se encontram em estágio curricular na Fundação ADFP sob a supervisão dos professores de Educação Física, Francisco Silva, pela ADFP, e Luís Pereira, professor da escola José Falcão.
Os organizadores tiveram a ideia de juntar alunos/formandos das duas entidades, de vias de ensino diferentes, numa mesma iniciativa, fazendo conjugar desporto e valores humanos, num ano em que o Mundo comemora o Ano Internacional do Entendimento Global.
Da ADFP participaram 50 formandos de Formação Profissional dos vários cursos, acompanhados por técnicos.
Esta valência da ADFP é dirigida adultos com deficiência e/ou doença mental crónica, com vista ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais. Uma vida socialmente útil tem, em grande parte dos casos, fins terapêuticos. O direito do trabalho é fundamental à dignidade da vida humana, e a uma sociedade igualitária e justa.
A Caminhada Solidária teve início no Parque Biológico da Serra da Lousã, inserida nas comemorações do seu 7º Aniversário. Foi possível devido à cooperação entre o Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo e a Fundação ADFP.
A caminhada fez-se por dois percursos distintos, um longo para a população em geral, que levou os participantes até à Pirâmide que se encontra em construção no alto da colina junto ao parque temático. Um outro, mais breve, direcionado para crianças e pessoas com mobilidade reduzida, num circuito nas imediações do Hotel Parque Serra da Lousã, aproveitando circuitos pedonais e de manutenção existentes no parque de lazer.
A Caminhada Solidária foi uma iniciativa de apelo aos valores civilizacionais. Junta crianças do ensino regular e adultos com necessidades especiais e da formação profissional, na mesma atividade e numa perspetiva de cultivar a solidariedade e a paz, desvalorizando as diferenças ou limitações, e dando especial relevo ao espírito fraterno entre as pessoas.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: