Animação de loading

Residência Cristo Redentor

Fundação ADFP

A Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, e todas as outras respostas para a população idosa da Fundação ADFP refletem um forte visão geriátrica dos cuidados, com uma equipa de enfermagem permanente, consulta médica semanal e em regime de chamada, consulta de fisiatria, tratamentos de fisioterapia e consultas de psicologia clínica, tentando responder da melhor forma possível ao desafio apresentado pelo envelhecimento populacional.
Nesta Residência há, ainda, uma forte aposta no envelhecimento ativo, tão defendido pela Confederação nacional das Instituições de Solidariedade. Objetivamos diariamente melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes, através da aposta em:
• equipas especializadas e multidisciplinares, constituídas por Técnicas Superiores de Serviço Social, Psicólogas, Animadoras, Fisioterapeutas, Monitor de Educação Física, Médicos e Enfermeiros;
• estruturas e serviços (alojamento, alimentação, cuidados de higiene e conforto, tratamento de roupa, vigilância permanente, serviços médicos com consulta de clínica geral, cuidados de enfermagem diários, apoio de serviço social, reabilitação funcional – fisioterapia, consulta de psicologia clínica, apoio psicossocial e animação sociocultural) que promovam a inclusão das pessoas idosas com diferentes necessidades e graus de capacidade;
• atividades propícias à participação dos idosos.
Pegando nesta última, na Residência Cristo Redentor advogamos que as atividades socioculturais são importantes para qualquer pessoa em qualquer idade, podendo estas passar por exercícios, jogos e brincadeiras em grupo, leitura, trabalhos manuais, costura, jogos de mesa, dança, cinema, teatro, passeios, etc. Isto porque geralmente o idoso encontra-se numa fase em que a sua vida mudou muito, em que se sente com um papel menos útil na sociedade sendo, portanto, necessário fazer com que este ocupe os seus tempos livres com alguma tarefa que lhe dê gosto executar, algo que o faça sentir que afinal não é tão incapaz como poderia pensar, algo que dê mais vivacidade ao seu final de vida, e mais vontade de chegar ao dia seguinte. 
Como já foi noticiado, às 6as feiras dinamiza-se um atelier de música onde, para além dos idosos da Residência Cristo Redentor, participam as crianças da Creche do Senhor da Serra. O mundo é pequeno e o nosso atelier foi dado a conhecer ao meio envolvente da Residência. Surgiu, assim, o convite feito pela Dra. Graciete Martins, para participarmos na atividade Gerações e Tempo da Escola Ferrer Correia, no passado dia 20 de Novembro.
Esta atividade contou com a participação dos idosos da Residência, Dr. Eduardo Aroso, das crianças da pré-escola e 1º ciclo e respetivas professoras e também alguns idosos de outras instituições da freguesia. Durante a tarde relembraram velhas canções, que tanto cantaram outrora. Além do reportório do Dr. Eduardo Aroso, os idosos da Residência Cristo Redentor cantaram e tocaram as seguintes canções: “O maneio”, “Chapéu preto” e “Ó Ferreiro”. Uma experiência enriquecedora, onde se trocaram saberes e tradições orais bem portugueses. Os participantes mais novos, conhecendo já algumas canções, entoaram-nas na alegria do momento.
Comprova-se que pela música todos podem beneficiar de ócio e de diversão, desenvolver as suas relações sociais, adquirir conhecimentos específicos e beneficiar ainda de aplicações terapêuticas.

Comentários