Animação de loading

Residência Artística de Enólogos da Fundação ADFP e novo vinho Rabarrabos Branco 2022

08 July 2023 | Social, Cultura, Eventos, Fundação ADFP

Na passada quinta-feira, dia 6 de julho os Jardins do Hotel Parque Serra da Lousã foram palco da apresentação por parte do Presidente da Fundação Dr. Jaime Ramos e do enólogo residente Gonçalo Moura da Costa da I Residência Artística da Fundação. A Residência Artística será um espaço onde os Enólogos buscam inspirações, dedicam o seu foco a um projeto específico ou desenvolvem novas ideias junto de outros Enólogos, neste caso num trabalho de parceria com o enólogo residente. Tem como objetivo primordial abrir o projeto vitivinícola a novas ideias, novos conceitos, novos produtos. Contribuindo deste modo para maior diversidade e criação de maior valor.   

Os primeiros enólogos a colaborar de forma pro bonum na Residência são: António Teixeira e Francisca Pereira.   

António Teixeira é natural de Mira Gaia - Porto, 5. ° filho de uma família de agricultores. Cresceu e fez o secundário em Castelo de Paiva. Estudou Eng. das Indústrias Agroalimentares até 2006. Especializou-se em enologia e atualmente é técnico-comercial na empresa Ibérica AZ3OENO e em nome pessoal faz assessorias na enologia. Em 2020 iniciou um projeto de um conceito de produção de vinho de forma artesanal que se chama CHICANE. Nas suas palavras aceitou estar a I Residência porque "gosta de ajudar e colaborar em projetos para ajudar pessoas e principalmente nos desafios de criar algo novo.".  

Francisca Pereira igualmente Eng.ª das Indústrias Agroalimentares iniciou-se no mundo da enologia, através de estágios de vindima, depois com a participação nos trabalhos de acompanhamento dos vinhos ao longo das várias etapas. Sendo da área alimentar, acabou por se fascinar por esse mundo. Teve a sorte de se ter iniciado com o Eng.º Anselmo Mendes e a Eng.ª Patrícia Santos. Passou pela Beira Interior como enóloga residente, saltando posteriormente para o Dão (regresso ao seu berço). Atualmente na Bairrada, região que a conquistou e que está a explorar, nasceu o seu projeto a solo - Alinhavo Wines. Aceitou o desafio porque nas suas palavras: “Sendo a ADFP uma Fundação que abraça enologia (entre outras áreas) é um desafio criar um novo vinho, numa nova região e poder dar um pouco de mim a este projeto que tanto faz a nível social.”   

Os vinhos criados pela I Residência Artística serão conhecidos em 2024 e mostram uma vez mais a bondade de quem se entrega e faz acontecer num projeto de enologia impar no panorama nacional: sempre com um propósito social. Também foi apresentado o vinho Rabarrabos Branco 2022, uma edição especial de 600 garrafas, feito apenas da casta Bical e que mostra o potencial da vinha de Rabarrabos e a harmonia de um vinho frutado com notas de pêssego e alperce, com uma acidez delicada. A edição especial já se encontra a venda na Loja da Fundação e vem acrescentar uma mais valia ao já vasto projeto vitivinícola da Fundação.  

Comentários