Animação de loading

Produção estimada de 2500 litros de vinho tinto

Fundação ADFP efectuou vindimas

Alunos da Universidade Sénior, jovens do Centro de Emergência Infantil e colaboradores da Quinta da Paiva efectuaram as vindimas em duas das três vinhas da Fundação ADFP estimando-se uma produção de 2500 litros de vinho tinto.


A vindima constituiu um acto de saudável convívio inter-gerações destro do espírito de integração da Fundação.



A área de produção é relativa a 1,5 hectares, com as castas portuguesas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Alfrocheiro, provenientes de duas vinhas que a Fundação possui, uma em S. Sebastião (Penela) e outra, adquirida este ano, no Alto de Chão de Lamas (Miranda do Corvo). Uma terceira vinha, também em S. Sebastião ainda não se encontra em produção um a vez que foi recentemente replantada. As castas brancas dessas áreas são Fernão Pires e Arinto.


A produção de 2010 esteve a estagiar quatro meses em barricas de carvalho americano e só deverá ser consumida no final de 2011, como vinho da casa no Restaurante Museu da Chanfana, no Parque Biológico da Serra da Lousã.


O Restaurante Museu da Chanfana é uma merecida homenagem à gastronomia tradicional assente na carne de cabra velha, de porco e ainda na caça e pesca. que tem a Real Confraria da Cabra Velha e a Real Confraria da Matança do Porco como parceiras.


A gastronomia é testemunho imaterial da história sócio-económica da região, potenciando a imagem de Miranda do Corvo como Capital e Berço da Chanfana.


Na Quinta da Paiva poderemos reunir todas as etapas do Ciclo da Cabra, desde o seu nascimento até ao seu aproveitamento gastronómico, associados a um espaço envolvente onde predomina o verde e encontramos os animais em pasto.


O Parque Biológico da Serra da Lousã, ali situado, resulta de uma parceria entre a Fundação ADFP e o Município de Miranda do Corvo, que se pretende sustentável em termos económicos e ambientais e que aposta na coesão social. O objectivo é criar emprego e actividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão, desempregados de longa duração, deficientes ou doentes crónicos, integrando, promovendo a igualdade e a dignidade humana, incentivando a biofilia e a paixão pela natureza.

Comentários