
27 October 2017 | EcoMuseu
O diospireiro, Diospyros kaki, muito apreciado pelo seu fruto doce e saboroso, é a espécie do mês de Novembro no Parque Biológico. É uma espécie que pode ser encontrada por todo o nosso país, apesar de não ser uma espécie nativa, em jardins e pomares.
É uma árvore de médio porte, que fornece uma sombra farta durante o verão. A floração ocorre em Junho, e o seu fruto pode ser colhido quando apresentar uma consistência rija e uma coloração cor-de-laranja.
O fruto, dióspiro, é rico em taninos, sais minerais e vitaminas, sendo utilizado como antioxidante, tranquilizante, e na prevenção de cancro e doenças cardiovasculares.
Durante este mês, devido à queda da folha, apresenta tonalidades de bronze e vermelho, tornando-a num bonito exemplar de cores outonais.
No Parque Biológico da Serra da Lousã, vários exemplares desta árvore podem ser encontrados no labirinto de árvores de fruto. Convidamos a virem conhecer o Parque, o labirinto, encontrarem o diospireiro, e deliciarem-se com as suas cores e frutos.
14 November 2022 | Social, EcoMuseu, Serviços, Empregabilidade, Fundação ADFP
Ler Artigo
27 September 2022 | Social, Cultura, EcoMuseu, Turismo com Propósito Social, Serviços, Visitas, Fundação ADFP, Ambiente
Ler Artigo
23 September 2020 | EcoMuseu, Turismo com Propósito Social, Eventos
Fenómeno observável no Templo Ecuménico Universalista
Ler Artigo
15 March 2019 | Cultura, EcoMuseu, Turismo com Propósito Social
Ler Artigo
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: