Animação de loading

Planta do mês de Novembro – Diospireiro

O diospireiro, Diospyros kaki, muito apreciado pelo seu fruto doce e saboroso, é a espécie do mês de Novembro no Parque Biológico. É uma espécie que pode ser encontrada por todo o nosso país, apesar de não ser uma espécie nativa, em jardins e pomares.

É uma árvore de médio porte, que fornece uma sombra farta durante o verão. A floração ocorre em Junho, e o seu fruto pode ser colhido quando apresentar uma consistência rija e uma coloração cor-de-laranja.

O fruto, dióspiro, é rico em taninos, sais minerais e vitaminas, sendo utilizado como antioxidante, tranquilizante, e na prevenção de cancro e doenças cardiovasculares.

Durante este mês, devido à queda da folha, apresenta tonalidades de bronze e vermelho, tornando-a num bonito exemplar de cores outonais.

No Parque Biológico da Serra da Lousã, vários exemplares desta árvore podem ser encontrados no labirinto de árvores de fruto. Convidamos a virem conhecer o Parque, o labirinto, encontrarem o diospireiro, e deliciarem-se com as suas cores e frutos.