No Parque Biológico da Serra da Lousã
30 August 2016
A planta escolhida pelo Parque Biológico para o mês de Setembro é uma espécie muito conhecida pela sua utilização em chás – a Tília.
Esta árvore, pertencente à família “Malvaceae”, encontra-se amplamente distribuída por toda a Europa, habitando geralmente zonas arborizadas. Consegue sobreviver em vários tipos de solos mas tem preferência pelos solos irrigados ou húmidos.
As suas flores são muito apreciadas pelas abelhas época da polinização e estão dispostas em aglomerados durante os meses de Abril e Maio. Destas flores, emana um odor agradável e muito característico da espécie.
É uma árvore de folha caduca que pode variar entre os 15 e os 50 metros de altura, podendo viver longos anos. O exemplar mais velho de que se tem conhecimento viveu até aos 381 anos.
Conhecida pelos seus efeitos medicinais, a Tília é uma espécie com um elevado valor comercial, através da utilização das folhas e flores para os chás, remédios para a constipação, indigestão, hipertensão, entre outros. Também há registo de utilização na gastronomia e, através da fibra existente na parte interior da casca, pode ser usada para tapetes, cestos, cordas, sapatos e papel.
No Parque Biológico da Serra da Lousã poderá encontrar vários exemplares desta espécie e observar o seu ciclo anual, ficando a conhecer um pouco mais sobre a espécie que nos fornece tão saborosos chás!
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: