Animação de loading

Parque Biológico e Hotel Parque Serra da Lousã na lista de bloggers holandeses

A convite da Região de Turismo do Centro

A convite da Região de Turismo do Centro, um grupo de 10 pessoas, entre as quais operadores de turismo, jornalistas, bloggers holandeses e um elemento do Turismo de Portugal sediado na Holanda, esteve em Miranda do Corvo, seja no Parque Biológico seja no Hotel Parque Serra da Lousã, no mês de abril.

A partir daí os bloggers holandeses editaram várias publicações sobre o turismo do Centro, nomeadamente sobre o Parque Biológico da Serra da Lousã e o Hotel Parque.

No gezinopreis.nl um dos holandeses escreveu:

A Serra da Lousã fica a cerca de 40 quilómetros a leste de Coimbra. Aqui você vai encontrar autênticas aldeias de montanha, em ardósia e é uma área bonita se você gosta de caminhadas e mountain bike. No verão você também pode nadar nos rios nas montanhas, alguns até têm uma praia de areia. Com crianças esta é uma área bonita e variada, com muitos trilhos para caminhadas acessíveis.

"Se estiver na Serra da Lousã, então também é recomendável visitar o Parque Biológico da Serra da Lousã. Este parque animal apresenta os animais nativos que pertencem à região. Entre outros lobos, veados e javalis você pode ver aqui. Alguns não vivem mais na natureza, como ursos e linces, e só os encontra lá. O parque é espaçoso e focado na conservação de espécies animais, e não um zoológico. 

Além do parque de animais há também uma quinta, uma piscina, um parque infantil e um restaurante onde se cozinha com produtos locais. O parque e tudo o que o acompanha é um projeto especial, porque é de propriedade de uma fundação que trabalha para vários projetos sociais. Se visitar o parque ou o restaurante, está também a contribuir para uma boa causa. Pode também optar por passar a noite no Hotel Parque Serra da Lousã, sobre o qual você pode ler mais no blog sobre acomodações amigas da criança em Portugal”.

Atenção especial dada às crianças e às acessibilidades

Já no blog moeders.nu, e no que refere às crianças escreve outro dos holandeses:

“A zona de vida selvagem faz parte de um complexo maior que inclui o Hotel Parque Serra da Lousã. Se reservar uma estadia neste hotel pode ir a partir daqui em todas as direções, é uma boa base para passeios de um dia. Se preferir ficar nas imediações do hotel, as crianças podem seguir cursos de artesanato, visitar os animais no parque, andar a cavalo, ajudar no zoológico ou dar um mergulho na piscina adjacente”.

Ainda mais no citymom.nl refere as acessibilidades:

No parque biológico encontra-se também o Hotel Parque Serra da Lousã. Um lugar especial que é equipado para, entre outros, adultos / crianças com uma doença ou condição. As camas são ajustáveis eletricamente, tudo é adequado para cadeiras de rodas, há banhos terapêuticos / saunas e há profissionais em diferentes níveis para apoiar. Fora existe um parque infantil e uma piscina. Um hotel que irradia tranquilidade!.

Todos os artigos que têm resultado desta visita da comitiva holandesa de bloggers têm vindo a ser partilhados nas redes sociais através das páginas do Hotel Parque e do Parque Biológico, tendo as partilhas comentários positivos de holandeses.  

Em 2017 a taxa de ocupação do Hotel foi de foi de 40,37 %, tendo sido de 41,87% em 2016, notando-se assim uma ligeira diminuição face ao ano anterior. Para esta situação contribuiu o clima de insegurança vivido com os incêndios nesse verão.

A taxa média de ocupação em Portugal, nos hotéis, foi de 46,4% em 2016 e no centro de Portugal foi de 34,9%. Donde se conclui que o Hotel Parque Serra da Lousã tem tido uma taxa de ocupação média, superior à media do Centro de Portugal, na Hotelaria (+6,97%)

Em 2017 a taxa total de estrangeiros foi de 31%. Já a partir de abril de 2018, a data de chegada dos bloggers e das publicações nos blogs holandeses, e até agora, registe-se uma diminuição do nº total de estrangeiros, que foi de 9.54% em abril deste ano, 14.4% em maio, com um crescimento de 16.79% em junho e 27.2% de estrangeiros no total, taxas de ocupação menores do que em idênticos meses do ano passado, provável consequência dos incêndios do verão passado, tendo havido mesmo assim um ligeiro aumento do nº de holandeses  de 0,14% em 2017 para 0,26% até agora, em 2018.

Estamos em crer que o reflexo destes blogs no incremento de clientela internacional começará a ter lugar a partir deste verão. O Parque Biológico da Serra da Lousã e o Hotel Parque Serra da Lousã, são agora do conhecimento de um público internacional mais vasto, graças a esta operação divulgadora, do Turismo do Centro.