
Comemoração do Dia Internacional da Diversidade Biológica
15 Junho 2011
O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi comemorado com uma visita de 29 alunos do pré-escolar, do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande, acompanhados de oito adultos, com a oferta de uma visita guiada no Parque Biológico da Serra da Lousã, dia 23.
Os alunos pedroguenses tiveram a oportunidade de conhecer novos animais selvagens portugueses, como o javali, o gamo, o ginete, o sacarrabos, a raposa e as cabras montanhesas, mas também estiveram muito próximos de outros bem mais conhecidos como as vacas e os cavalos.
As crianças foram ainda alertadas para a necessidade de proteger a natureza, tendo como exemplo as aves irrecuperáveis existentes no parque. Para além de adquirirem conhecimentos novos, puderam passar um belo dia em contacto com a natureza.
A Quinta da Paiva / Parque Biológico da Serra da Lousã resulta de uma parceria entre a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) e o Município de Miranda do Corvo.
Pretende-se um projecto sustentável em termos económicos e ambientais e que aposta na coesão social. O objectivo é criar emprego e actividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão, desempregados de longa duração, deficientes ou doentes crónicos, integrando, promovendo a igualdade e a dignidade humana, incentivando a biofilia e a paixão pela natureza.
Em 2007 este projecto obteve o 1º Prémio do Concurso Nacional para o European Enterprise Awards/Prémio Internacional de Empreendedorismo, na Categoria de Investimento Humano, atribuído pelo Ministério da Economia / IAPMEI.
Desde a sua abertura ao público em 2009, o Parque Biológico da Serra da Lousã, prestes a completar o segundo aniversário em Junho próximo, já recebeu mais de 40 mil visitantes, com destaque especial para alunos das escolas de todo o país.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: