Animação de loading

Parque Biológico da Serra da Lousã na Metro Mondego em Coimbra

Mostra durante o mês de Outubro na Rua da Sofia

No espaço da Metro Mondego na Rua da Sofia, em Coimbra, foi inaugurada dia 4 uma mostra dedicada ao Parque Biológico da Serra da Lousã, situado na Quinta da Paiva (Miranda do Corvo), que visa dar a conhecer a oferta turística do projecto da Fundação ADFP.


O objectivo, como referiu João Rebelo, administrador da Metro Mondego, é o de convidar as pessoas a conhecer as “actividades da região servida pelo sistema de mobilidade de transportes”:”é gratificante dar uma pequena colaboração para a divulgação do Parque Biológico da Serra da Lousã, na Quinta da Paiva”, afirmou.


Por sua vez, Jaime Ramos, presidente da Fundação ADFP (Associação, Desenvolvimento e Formação Profissional), considerou que Coimbra, capital da região, “também tem a ganhar com os concelhos que estão à sua volta”. Após referir que o Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL), aberto ao público em 2009, superou já os 30 mil visitantes (número que se pretende duplicar em 2011), o líder da IPSS mirandense salientou que “com este sistema de transportes, nós podemos dar clientes à Metro e a Metro a nós”.


Jaime Ramos disse também que “o turismo na região pode potenciar ainda mais Coimbra”, e recordou a ideia “dos museus da cidade poderem ter bilhetes conjuntos com o PBSL”: “uma conjugação que pode trazer mais turistas durante mais tempo, assim o projecto do metro seja concretizado dentro dos prazos”.


O presidente da fundação ADFP lançou também a ideia de uma “colaboração entre a Metro Mondego e as escolas de Coimbra, com a disponibilização de autocarros que levem as crianças ao Parque Biológico”.


O PBSL é um projecto que se pretende sustentável em termos económicos e ambientais, apostando na coesão social, com o objectivo de criar emprego e actividades ocupacionais para pessoas vítimas de exclusão, desempregados de longa duração, deficientes ou doentes crónicos, integrando, promovendo a igualdade e a dignidade humana, incentivando a biofilia e a paixão pela natureza.


O espaço da Metro Mondego, na Rua da Sofia, em frente à Câmara Municipal de Coimbra, tem por objectivos dar a conhecer aquele sistema de mobilidade de transportes, informar sobre horários e preços dos transportes alternativos e, através de exposições temporárias, mostrar obras, técnicas, estudos arqueológicos e projectos de associações ou entidades regionais, como aconteceu já comas aldeias do Xisto e agora com a Quinta da Paiva.

Comentários