Vindas de Vieira do Minho habitam agora em Miranda do Corvo
13 October 2020 | Atividade Agroflorestal, Fundação ADFP
Com a chegada do Outono chega um casal de ovelhas de raça Churra do Minho, provenientes do solar da raça sito em Vieira do Minho.
O Parque Biológico pretende ser a maior amostra de raças autóctones da agro-pastoricia tradicional portuguesa, estando em constante contacto com as associações das raças puras autóctones de forma a exibir as características naturais destas raças aos seus visitantes.
As recentes habitantes, como o próprio nome indica, são da região do Minho e são animais de porte pequeno que apresentam velos de lã grossa, escorrida e comprida. Antigamente, a lã era utilizada para a produção de roupa para conforto dos pastores no Inverno.
Atualmente é possível observar esta raça apenas na zona Norte de Portugal, desde o Porto até Vila Real, mas em tempos passados, a sua dispersão estendia-se desde a fronteira da Galiza até à região de Aveiro.
O Parque Biológico contribui com a aquisição e reprodução deste casal para a manutenção da raça e o aumento do efetivo nacional. Além da raça Churra do Minho, nos ovinos é também possível conhecer a raça Serra da Estrela.
Entre a Quinta Pedagógica e o Parque Selvagem também é possível conhecer e observar de perto 4 raças diferentes de cabras (Anã, Serrana, Bravia e Serpentina), 2 raças diferentes de cavalos (Garrano e Lusitano), 7 raças diferentes de bovinos (Marinhoa, Minhota, Jarmelista, Mertolenga, Cachena, Barrosã e Arouquesa) e o Burro da raça de Miranda do Douro.
Algumas destas espécies e raças, encontram-se no Parque Selvagem, local onde também se encontram espécies emblemáticas da fauna nacional: ursos, linces, lobos, veados, javalis entre outras! O complexo turístico, Parque Biológico e o Templo Ecuménico Universalista, atingiram recentemente a marca dos 330 mil visitantes demonstrando assim ser a maior atração turística de Miranda do Corvo e uma das maiores da região centro.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: