Animação de loading

Os Novos Desafios do Bibliomóvel no Século XXI

No Hotel Parque Serra da Lousã vão debater-se

Quem se interessa pelo livro, pela leitura e pelas bibliotecas, nomeadamente as itinerantes, vai poder debater os novos desafios do Bibliomóvel no Século XXI com bibliotecários e especialistas nestas matérias, numa iniciativa da Biblioteca Itinerante da Fundação ADFP de Miranda do Corvo, nos próximos dias 15 e 16 de Abril, no Hotel Parque Serra da Lousã.


O Secretariado abre pelas 10h00 do dia 15 e meia hora depois tem lugar o 1º painel: Margarida Mota, bibliotecária da Biblioteca Municipal de Miranda do Corvo falará de “Literatura pública – serviço em rede”; Beatriz Marques, professora da Faculdade de Lêtras da Universidade de Coimbra, abordará “A responsabilidade social da Biblioteca Pública do Séc.XXI”, enquanto Carlos Marta Ferreira, bibliotecário da Biblioteca Itinerante da Fundação ADFP falará sobre “O homem dos livros – os 60 anos de história das bibliotecas itinerantes”.


Este evento, dividido em 4 painéis, abordará temas tão variados como a “Literatura Pública – serviço em rede”, a “Responsabilidade Social da Biblioteca Pública no Séc. XXI”, “As Bibliotecas e os Arquivos perante as Modernas Tecnologias”, “A biblioteca vista pelo escritor”, “Desafios para o Séc. XXI- partilha de estratégias de Leitura e Animação” só para citar alguns.


São várias as personalidades nacionais que intervêm, como Manuel Rodrigues, antigo Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (UC), Beatriz Marques, professora da Faculdade de Lêtras da UC, Silvestre Lacerda, Director Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, António Arnaut, escritor e fundador do SNS, Anabela Anjos e Gorete Afonso, bibliotecárias municipais em Silves e Montalegre e Leonor Ricardo, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra.


O encontro encerra às 18h00, mas às 21h00 terá lugar a tertúlia “Histórias à volta de uma mesa”, em que Maria José Vale, professora bibliotecária, desafia os participantes a contarem uma história da sua região.


No dia 16, pelas 9h30 há um Workshop, “Desafios parao séc. XXI- Partilhas de estratégias de leitura e animação, e pelas 11h00 uma Exposição das Bibliomóveis na Praça José Falcão, com o projecto “Magia sobre rodas”, com espetáculo e atividades de leitura para crianças.


Após um almoço na Fundação ADFP haverá uma visita ao eco museu Espaço da Mente no Parque Biológico da Serra da Lousã no concelho de Miranda do Corvo.

Comentários