Animação de loading

Obteve apoio para aquisição de nova cadeira de rodas

Rute Ribeiro, mais independente

A Rute Ribeiro encontra-se a residir na Residencial Coragem da Fundação ADFP, desde 2007, sendo oriunda do Concelho de Sintra .

A Residencial Coragem é um equipamento capaz de responder a pessoas com perdas de autonomia, vítimas de patologias muito  incapacitantes. 

O seu ingresso na Fundação surgiu na sequência de um apelo televisivo, secundado por uma solicitação da Presidência da República devido à difícil situação social que enfrentava derivado da inexistência de respostas na região Lisboa .

A Rute frequentou o 12º ano em currículo alternativo, não o tendo concluído devido às suas limitações física e obstáculos não ultrapassados pelo  próprio sistema educativo.

A Rute apresenta um quadro de paralisia cerebral severo com tetraparésia, só conseguindo ter movimentos voluntários na cabeça. Controla o computador com a boca e através do queixo que utiliza para manobrar o comando mentoniano da sua cadeira de rodas eléctrica. Em termos de cognição não apresenta défice, tendo inclusive já escrito e publicado um pequeno livro de poesia com o título :" XXX"

Comunica por via informática, ou com recurso a um abecedário que traz consigo, e com o qual procura a construção frásica, auxiliada também por mímica e emissão de sons.

Residindo antes com a família numa casa com imensas barreira arquitectónicas sofria de grave isolamento social .

Actualmente, em Miranda, beneficia de um contexto mais integrador e socializador.

Os pais vieram residir para o concelho de Miranda para poderem conviver mais de perto com a sua filha.

Com o seu computador a Rute comunica na net com toda a sua vasta rede social virtual e colegas da ADFP .

A sua mobilidade depende de cadeira de rodas eléctrica capaz de ser conduzida com os movimentos da cabeça .

A Rute recebeu agora uma nova cadeira de rodas, permitindo-lhe maior liberdade de movimento, mais contactos sociais e até o contacto com a natureza.

A nova cadeira de rodas, com um valor de quase 12 mil euros ,teve o apoio do Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra.

Esta cadeira foi uma antecipada prenda de Natal para a Rute .

Comentários