Animação de loading

O porquinho-da-índia é a estrela do mês

PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ

O porquinho-da-índia é um animal dócil, muito activo e sociável cuja esperança de vida é de 4 a 8 anos. Este animal apresenta uma grande variedade de cores e padrões de pêlo. Os machos são normalmente maiores que as fêmeas, chegando a pesar 1200 gramas.


É um animal que se adapta bem a qualquer ambiente uma vez que requer apenas um local seco e que receba luz solar durante grande parte do dia.


Estes animais expressam os seus sentimentos (medo, agressividade, contentamento ou fome) vocalmente e corporalmente. A sua alimentação deve ser composta por feno, ervas frescas, frutas e legumes, podendo também ser alimentados com ração.


A reprodução pode ocorrer em qualquer altura do ano, dando origem a uma ninhada de 2 a 5 filhotes.
Curioso é o facto de o porquinho-da-índia não ser originário da Índia e, muito menos, ser um suíno. O seu nome vem das chamadas “Índias Ocidentais” onde alguns povos ameríndios os criavam para, posteriormente, se alimentarem deles. Este pequeno roedor é originário da América do Sul mas, actualmente, faz parte do grupo de animais presentes nas quintas portuguesas.


As pessoas gostavam de o criar na proximidade dos coelhos porque julgavam que evitavam que as ratazanas atacassem as pequenas crias das ninhadas das coelhas.


Ao longo do mês decorrem algumas actividades relacionadas com o animal, nomeadamente uma breve apresentação da espécie e sessão de alimentação, e vai estar, no Centro de Informação, uma exposição fotográfica sobre a espécie. Para visitas de grupo, até um máximo de 15 elementos, os interessados devem fazer uma inscrição prévia, sem quaisquer custos adicionais, entrando em contacto com o parque.


O Parque Biológico da Serra da Lousã, um projecto da Fundação ADFP, pretende, além de estimular o gosto pela natureza, criar também postos de trabalho para pessoas vítimas de exclusão, deficientes e doentes mentais. Assim, uma visita ao Parque é uma óptima forma de passar um dia em família e aprender um pouco sobre a vida selvagem de Portugal.


O Parque Biológico da Serra da Lousã possui uma quinta pedagógica com os animais domesticados que tradicionalmente são parceiros do Homem nas actividades agro pastoris, um centro hípico e um zoo da vida selvagem de Portugal.

Comentários