Animação de loading

O Infantario de Miranda é agora Escola Associada da UNESCO

Candidatura do Centro Infantil da Fundação ADFP é aprovada pela Rede Mundial

A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, aprovou a candidatura do Centro Infantil de Miranda do Corvo a escola associada desta agência mundial, através de um ofício recebido pela Fundação ADFP, dia 28 de Março.


O Centro Infantil gerido pela Fundação ADFP, passa assim a ser a mais nova escola das dez mil associadas à UNESCO e, a partir de agora com atividades em articulação com a Comissão Nacional da UNESCO, no âmbito do plano estratégico dessa organização para as escolas (2014-2021).

O projecto de candidatura intitulado “Mira.e.Anda, vai à descoberta do Mundo” - a aplicar nas salas do Jardim de Infância - integra-se num Plano Anual mais vasto denominado “À Descoberta de Miranda - actividades importantes ao Desenvolvimento Local”.
A Fundação ADFP tem vindo a dinamizar várias acções visando a promoção de valores civilizacionais com especial incidência na tolerância e respeito pelos diferentes . A construção de um Templo Ecumênico Universalista constitui a demonstração desta atitude da ADFP na promoção de uma sociedade mais humanista assente nos valores que transformaram a Europa num melhor local para se viver . A Fundação criou em 2015 o Clube UNESCO Trivium integrando o Parque Biológico, o ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Universalista, dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade .


O Centro Infantil surge no contexto de uma instituição onde é evidente a multiculturalidade, nas suas equipas de colaboradores e nos utentes. Recentemente, a Fundação ADFP acolheu um projeto piloto, que permitiu a descentralização no apoio aos refugiados. Pela primeira vez estes foram alojados fora da grande Lisboa (em Penela). São 20 pessoas vindas do Sudão e Síria, das quais 10 são crianças e 7 são entre os 10 meses e os 4 anos.


O Centro Infantil da Fundação ADFP constitui uma resposta pedagógica e social composta por creche e pré-primária em Miranda do Corvo e com um pólo de creche no Senhor da Serra. Em Miranda do Corvo, a creche tem 70 crianças e a pré-primária 97 crianças. O pólo do Senhor da Serra tem creche para 15 crianças, dos 4 meses aos 3 anos.


No Centro Infantil existem atualmente 4 crianças filhas de ucranianos, 1 de um casal chinês, 1 filho de imigrantes do Brasil e 2 guineenses. No Agrupamento de Miranda do Corvo foram identificados 58 alunos de origem estrangeira, 45% vivem com as famílias e os restantes em Instituições.


Os objectivos específicos deste projecto são, através da interdisciplinariedade, promover atividades em grupo; criar iniciativas que promovam a caracterização da comunidade em que a criança se insere; alargar as noções de situação geográfica, no sentido de um mapa mundo e um mosaico intercultural; incentivar os alunos à partilha e à participação solidária; familiarar os alunos com as denominações/organizações Nações Unidos e UNESCO; favorecer o crescimento integral, no sentido de um elemento participativo para um mundo melhor e promover a solidariedade para com pessoas com necessidade de integração social.


Comentários