Parque Biológico da Serra da Lousã
05 December 2014
O animal em destaque no mês de Dezembro no Parque Biológico da Serra da Lousã é o Falco tinnunculus, conhecido por peneireiro, um pequeno falcão que, tal como o nome indica tem a particularidade de peneirar no ar, ou seja, paira no ar enquanto procura pelas suas presas. É uma ave de rapina diurna, bem distribuída por todo o nosso país e é bastante habitual vê-lo em zonas urbanas.
Fisicamente, apresenta um porte médio, asas pontiagudas, cauda comprida e um bico curto mas forte, típico dos falcões. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, ou seja, é possível distinguir facilmente o macho da fêmea. Os machos apresentam cor cinzenta na cabeça e cauda enquanto que as fêmeas e os juvenis, têm as partes dorsais cor castanho-avermelhada e a cauda com fortes barras preto-acastanhadas.
Na natureza, o peneireiro ocupa ninhos abandonados ou aproveita buracos existentes nas árvores ou nas rochas.
No Parque Biológico, temos dois exemplares desta espécie, um macho e uma fêmea, provenientes de Centros de Recuperação de Aves que por impossibilidade de viverem por si só na Natureza foram aqui entregues.
Assim, o Parque Biológico da Serra da Lousã apresenta-se como um projeto com um intuito muito forte de conservação das espécies que habitam o nosso território pelo que convidamos todos os interessados a visitar e a conhecer de perto esta e outras espécies.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: