No Parque Biológico da Serra da Lousã
15 April 2014
A rola-turca ou rola-de-colar (Streptopelia decaocto) será o animal do mês de Abril no Parque Biológico da Serra da Lousã.
Esta rola é, actualmente, uma presença constante em muitas vilas e aldeias portuguesas. No entanto, apenas nos últimos 20 anos se tornaram frequentes no nosso país pois, antigamente era uma espécie rara de se observar.
Este aumento deveu-se a uma eficaz adaptação a ambientes com colonização humana e um forte potencial reprodutivo que lhes permitiu, durante as últimas décadas expandir-se por toda a Europa.
Distinguem-se pela plumagem lisa acastanhada e pelo meio-colar preto que apresenta na parte superior do pescoço. Quando vocaliza, apresenta um canto trissilábico.Procuram árvores de médio ou grande porte, com folhagens densas para fazer o seu ninho onde podem ser colocadas várias posturas num ano e vão-se alimentando à base de sementes.
Devido às características de adaptação desta ave temos de ter consciência que mais tarde ou mais cedo pode-se tornar uma espécie invasora em Portugal ao competir pelos mesmos recursos que a Rola-Brava.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: