Animação de loading

Mentes Brilhantes arrancou em Miranda do Corvo

Fundação ADFP

Apesar do compromisso assumido, a Câmara Municipal de Miranda do Corvo ainda não decidiu de que forma vai apoiar o Projeto. A Fundação ADFP iniciou o projecto sem ficar à espera da decisão da autarquia para não prejudicar as crianças .

O mais recente projeto educativo da Fundação ADFP começou na segunda-feira, dia 6 de Outubro, nas Escolas de Miranda do Corvo. No primeiro período vão ser ministrados 2 cursos, um de Ciências Experimentais e outro de Livro e Leitura. Para já, o Mentes Brilhantes será ministrado a cerca de 60 alunos do 4.º ano do Centro Educativo de Miranda do Corvo por duas jovens cientistas já com percurso académico e profissional nestas áreas do saber.

Todo o projeto e estes cursos são totalmente gratuitos e pretendem potenciar as capacidades e os talentos dos alunos mirandenses. Cada curso terá 10 sessões, uma sessão por semana entre 60 e 90 minutos num ambiente não formal e com uma fortíssima componente prática. Para tal, a Fundação ADFP apetrechou um laboratório de ciências no Centro Educativo onde vão decorrer as aulas. Neste laboratório a ADFP investiu 15 mil euros .

Pretende-se que os alunos ,com a sua bata de cientista e ao dispor de inúmeros materiais científicos ,se tornem verdadeiros "cientistas " crescendo o seu gosto, interesse e rendimento escolar pelas áreas abordadas.

O Curso de Ciências Experimentais abordará as Ciências Físicas, a Matemática, a Terra e o Espaço, onde a densidade, o magnetismo, a eletricidade, a tensão superficial serão temas centrais.

O curso de Livro e Leitura: Evolução pretende aliar as ciências à língua portuguesa, numa promoção das duas áreas do saber. O objetivo deste curso centra-se no incentivo da Língua Portuguesa, incutindo nos alunos o hábito e interesse da leitura e na transmissão de novos conhecimentos ligados às ciências que serão essenciais no seu percurso escolar. Os alunos leem o livro no decorrer do curso e, ao mesmo tempo, serão abordadas diversas temáticas acerca da Evolução Humana.

A Fundação ADFP avançou para o Mentes Brilhantes assumindo todos os custos financeiros deste projeto: material pedagógico, batas dos alunos, monitores dos cursos, apetrechamento do laboratório de ciências experimentais orçamentado em mais de 15mil€ onde decorrem os cursos, entre outros. A Instituição de Miranda do Corvo conseguiu alguns apoios de empresas nacionais como a Delta Cafés, EFAPEL, BIAL e Fundação PT que aderiram  ao Mentes Brilhantes através de donativos em dinheiro e em materiais. 

No âmbito do curso de Língua Portuguesa, o Mentes Brilhantes e os Móveis Guimar (empresa de Miranda do Corvo) associaram-se numa parceria para suportar os custos dos livros que serão a base de estudo do curso de Livro e Leitura. “Chamo-me… Charles Darwin” é o nome da publicação que explora as aventuras do naturalista inglês que desenvolveu uma das mais importantes teorias científicas de sempre – Teoria da Evolução. Este livro faz parte de uma biografia de colecção "Chamo-me...", editada pela Didáctica e escrita por Lluís Cugota e Teresa Martí.

No primeiro dia de aulas, os sócios dos Móveis Guimar foram pessoalmente ao Centro Educativo entregar os livros às crianças que frequentavam a 1.ª sessão do Curso de Livro e Leitura, inteirando-se com maior detalhe da metodologia introduzida no Mentes Brilhantes.


A Fundação ADFP propõem-se com este projeto a atuar em parceria com o Agrupamento de Escolas, Professores, Pais e Câmara Municipal de Miranda do Corvo no sentido de estender este projeto a todos os alunos do Concelho e a todos os níveis de ensino. Assim, a Fundação encetou já há alguns meses contatos com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo para saber do interesse desta em apoiar a concretização do Mentes Brilhantes no concelho. O próprio Presidente da CMMC, Eng Miguel Batista, participou na sessão de assinatura de protocolo do Projeto que ocorreu no princípio de Setembro.

Apesar destes factos, a Fundação está ainda à espera de decisão da Câmara Municipal quanto ao montante e forma de apoio a conferir a este projeto que vai proporcionar novas e variadas ferramentas de aprendizagem aos alunos do concelho, impulsionando a sua aprendizagem e o seu crescimento. 

O apoio da autarquia e fundamental para que o projecto seja alargado a 

O Projeto Mentes Brilhantes nasceu da vontade de promover o acesso dos alunos do concelho de Miranda do Corvo a programas de estudos avançados, ou seja, a um ensino intensivo de conceitos em áreas delimitadas do conhecimento, numa lógica de potenciação das suas competências. A par deste curso, serão lecionados ao longo do ano cursos de estudos avançados em Ciências, Matemática, Psicologia, Ambiente, Ecologia entre outros.

Comentários