Animação de loading

Magusto para mais de uma centena de pessoas no Parque Biológico da Serra da Lousã

Comemorações dos 30 Anos da ADFP - Magusto para mais de uma centena de pessoas no Parque Biológico da Serra da Lousã

No Dia de São Martinho, as valências de Formação Profissional e Centro de Atividades Ocupacionais promoveram, no Parque Biológico da Serra da Lousã, um magusto dirigido aos colaboradores, e aberto a visitantes.

O Parque Biológico da Serra da Lousã acolheu mais de uma centena de pessoas, na maioria colaboradores da Fundação ADFP, e em especial do parque temático.

Recordamos que 75% dos colaboradores do Parque Biológico da Serra da Lousã são pessoas com necessidades especiais, vítimas de exclusão laboral, integrando valências de centro de atividades ocupacionais, formação profissional e emprego protegido.

A Fundação ADFP considera a promoção de uma vida socialmente útil em pessoas com dificuldades, terapêutica e de justiça social. Reforçado, ainda, pelo facto dos postos de trabalho ou ocupação serem exercidos em meio natural, fomentando, também, a biofilia e a paixão pela Natureza.

A iniciativa está enquadrada no programa de festejos do 30º Aniversário da ADFP, tendo contado, também, com um bolo de aniversário. O programa de comemorações estende-se até dezembro.

Comemorações dos 30 Anos

Hoje, Dia Internacional para a Tolerância, haverá entradas gratuitas no Templo Ecuménico Universalista, e pelas 14h30, uma demonstração de atividades desportivas e culturais com utentes, mas dirigidas à comunidade. Este dia conta com a participação do Health Club da ADFP, Universidade Sénior de Miranda do Corvo, e Clube UNESCO Trivium.

A 18 de novembro decorrerá no Espaço da Mente a apresentação do livro “Os Nomes dos Pássaros” do colaborador e poeta António Amaral Tavares, com a apresentação de Graça Capinha e Teresa Carvalho. O “Amaral” é um premiado poeta, que trabalha na ADFP, com funções que alternam entre o Gabinete de Engenharia, enquanto desenhador, e no Espaço da Mente como guia. É a segunda vez que o autor escolhe o seu “local de trabalho” para apresentar a obra-prima.

 

No fim de semana seguinte, irá realizar-se o IX Capítulo da Real Confraria da Matança do Porco, que decorre anualmente no Parque Biológico da Serra da Lousã, e com almoço no Hotel Parque Serra da Lousã. O programa conta com visitas à Queijaria, Fumeiro e Alambique Terra Solidária, visita ao Observatório das Religiões, no Templo Ecuménico Universalista, local onde será feito o registo habitual de foto de grupo. A Cerimónia de Entronização conta com um cenário de recriação da “Matança do Porco" tradicional.

A finalizar o programa, em dezembro está prevista uma Gala de Aniversário dos 30 anos, onde atuarão grupos artísticos locais e amigos da Fundação ADFP. Neste evento será feita homenagem aos colaboradores e dirigentes com mais de 25 anos na ADFP.

Recordamos que durante 2016 a Fundação ADFP, em comemoração dos 30 Anos ao serviço da solidariedade, e sob o lema “Investimos com bondade em pessoas”, publicou o livro “Espaço da Mente”, um jornal e um vídeo comemorativo do Aniversário, e apresentou uma nova página web.

Saber +

Fundação ADFP reconhecida como Marca Inclusiva

Recordamos que em julho, a Fundação ADFP foi notificada, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, de que preenche todos os requisitos para ser considerada uma entidade empregadora inclusiva.

Para a atribuição deste estatuto contribuíram os números da Fundação ADFP, nomeadamente na empregabilidade, e em especial em grupos com desvantagem, e que habitualmente não têm lugar no mercado de trabalho regular.

Salientamos que muitos destes colaboradores especiais são chefes e diretores de serviços, desempenhando funções ao mais alto nível da hierarquia. Alguns licenciados (contabilista, economista, gestor, psicólogas, etc.); outros, vítimas de acidente, foram reabilitados na instituição e, após formação profissional, interna, assumiram a liderança de importantes serviços na organização.

Toda a área financeira (contabilidade, gestão de projetos, aquisições e economato) é assumida por colaboradores com desvantagens.

Em 2015 publicámos o livro “Os Nossos Campeões”, com a biografia de 24 colaboradores exemplares, que representam o que há de melhor na cultura inclusiva e integradora da ADFP.