Animação de loading

Lobo ibérico eleito

Espécie do mês no Parque Biológico

Após o nascimento de quatro crias de lobo ibérico, o Parque Biológico da Serra da Lousã elege esta espécie como animal do mês de Agosto.


Este carnívoro de grande porte é o maior canídeo selvagem que existe na atualidade. Apresenta uma forte organização hierárquica, vivendo em alcateia, com número variável entre 3 a 10 elementos, sendo que dois deles constituem o casal reprodutor ou alfa.


O seu regime alimentar baseia-se em mamíferos de médio e grande parte. As presas podem ser selvagens como o veado e o javali ou domésticas como as ovelhas ou as cabras.


A subespécie Canis lupus signatus existente na Península Ibérica possui o estatuto de “Em Perigo”, tendo sido realizados vários esforços de conservação e aumento da população na última década através de várias associações e parques zoológicos.


Em Portugal, é possível observar esta espécie em estado selvagem nas serras do norte do país e, em cativeiro, apenas se encontra no Grupo Lobo da Universidade de Lisboa e no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, onde habitam 6 exemplares desta espécie à qual agora pertencem quatro novas crias.

Comentários