Espécie do mês no Parque Biológico
27 July 2016
Após o nascimento de quatro crias de lobo ibérico, o Parque Biológico da Serra da Lousã elege esta espécie como animal do mês de Agosto.
Este carnívoro de grande porte é o maior canídeo selvagem que existe na atualidade. Apresenta uma forte organização hierárquica, vivendo em alcateia, com número variável entre 3 a 10 elementos, sendo que dois deles constituem o casal reprodutor ou alfa.
O seu regime alimentar baseia-se em mamíferos de médio e grande parte. As presas podem ser selvagens como o veado e o javali ou domésticas como as ovelhas ou as cabras.
A subespécie Canis lupus signatus existente na Península Ibérica possui o estatuto de “Em Perigo”, tendo sido realizados vários esforços de conservação e aumento da população na última década através de várias associações e parques zoológicos.
Em Portugal, é possível observar esta espécie em estado selvagem nas serras do norte do país e, em cativeiro, apenas se encontra no Grupo Lobo da Universidade de Lisboa e no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo, onde habitam 6 exemplares desta espécie à qual agora pertencem quatro novas crias.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: