Animação de loading

Lince fêmea deu à luz cria morta

Vida Selvagem no Parque Biológico da Serra da Lousã

A fêmea do casal de linces (lynx linx) do Parque Biológico da Serra da Lousã, deu à luz uma cria morta mas está a reagir bem à perda, que o veterinário do parque atribui a uma hipotermia ou rejeição por parte da mãe.


O Dr. Henrique Silva constatou que o nado estava quente, concluindo que morreu imediatamente antes da expulsão no parto, ou imediatamente depois:
“Uma hipótese é ter havido hipotermia (baixa temperatura) ou ainda alguma rejeição por parte da mãe relacionada com as dores no parto, não sendo de descartar, embora improvável, que tenha sido morta pelo pai. Este é muito mais dócil que a mãe, à qual foi-me impossível fazer uma apalpação, até para saber se ainda havia mais crias, devido à sua agressividade”.


O veterinário fez então uma anamenese, isto é, uma observação que tem em conta todo o historial daquele animal, já que a fêmea dá a luz, em geral, de uma a três crias.


Não obstante aparentar um ar tristonho, a fêmea de lince parece estar a reagir bem, sem febre, como o demonstra já ter caçado e morto uma rola, que comeu com o habitual apetite.


Este casal de linces euroasiáticos habitantes do parque, é em tudo idêntico ao lince ibérico (linx pardinus), que se extinguiu na Serra da Malcata, e está em vias de extinção em Espanha.


Os linces são uma das 41 espécies animais na Zona de Vida Selvagem, num total de 217 indíviduos, numa área florestal e paisagística deslumbrante.


Aberto ao público desde 2009, o Parque Biológico da Serra da Lousã (PBSL)já foi visitado por 60 mil pessoas e pertence à Fundação ADFP de Miranda do Corvo, que pretende incentivar a biofilia, o gosto e a paixão pela natureza e criar postos de trabalho para pessoas vítimas de exclusão, deficientes e doentes mentais, neste negócio de turismo social e ambiental.


O nado morto desta família de linces constitui uma pequena tristeza para o Parque Biológico da Serra da Lousa que vive alegria de ver crescer com saúde um bebé urso pardo.
 

Ainda esta semana nasceram no Parque seis pequenas crias de javali quê se encontram de excelente saúde.

Comentários