21 March 2024 | Social, Infância e Juventude, Educação e Formação, Fundação ADFP
A capacidade de reconhecer mérito e valor nas atitudes e no esforço ou trabalho de uma pessoa é muito importante como fator de motivação e agente de melhoria.
E foi isso que aconteceu no dia na 13ª Gala da Educação, no início deste mês de março, promovida como é hábito pelo Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo, onde, dando desígnio à excelência do processo de ensino e aprendizagem, foram destacados os melhores alunos, nos diferentes domínios da vida escolar.
Foi com muito orgulho que, fruto do seu esforço e do seu desempenho, vimos reconhecidas algumas jovens acolhidas na Residência Fraternidade: Iara Ferreira (9ºano), congratulada com Diploma de Quadro de Valor e Mérito, bem como atribuição do diploma de Quadro de Mérito Desportivo, e as três jovens Leonor Nobre (9ºano), Milene Ferreira (10ºano) e Daniela Machado (10ºano), a quem foi entregue o Diploma de Quadro de Mérito Desportivo.
Esta é uma das provas de que diariamente os valores como a Igualdade, a Solidariedade, o Respeito, o Amor e a Amizade, são cultivados e transmitidos diariamente nas crianças e jovens que aqui habitam.
Esta resposta social nasceu em 1994 como Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência para crianças a partir dos 3 meses, em situação de grave risco social, tendo sido a 1ª resposta social mista deste género no país, evitando assim a separação de crianças/irmãos. colocando a Fundação ADFP mais uma vez pioneira na inovação social. Atualmente uma Casa de Acolhimento Residencial, destinada a acolher crianças e jovens em situação de perigo, garantindo os cuidados adequados às suas necessidades e proporcionando condições que promovam os direitos das crianças consagrados na Convenção dos Direitos da Criança nomeadamente o direito à educação, bem-estar e desenvolvimento integral, com capacidade para acolher 27 utentes.
A Fundação ADFP enaltece mais uma vez o trabalho diário das técnicas e auxiliares responsáveis pelas crianças e jovens desta resposta social, felicitando particularmente as nossas jovens distinguidas pelos sucessos alcançados, que são também a prova de que o estigma criado pela sociedade em relação a jovens institucionalizados, é totalmente errado, pois estes podem ser portadores de muito sucesso e alcançam metas e conquistas grandiosas., tal e qual como um jovem «comum/normal».
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: