Animação de loading

Jaime Ramos apresentou projeto do templo ecuménico mirandense

Em Jantar-tertúlia na Mesquita de Lisboa

A apresentação, que já tivera lugar na Conferência Diálogos Inter-Religiosos, no Cinema de Miranda do Corvo, a 18 de Maio, decorreu no refeitório da Mesquita, seguido de debate em torno de uma questão fulcral na definição do lugar social das religiões no século XXI, a inclusão social.

Esse foi o tema para o encerramento do primeiro ciclo destes jantares-tertúlias, uma parceria entre a Área de Ciência das Religiões e a Comunidade Islâmica de Lisboa, que teve início em Fevereiro sobre os mais variados temas sobre a Religiosidade em Portugal.

Jaime Ramos abordou também a ideia, aliás bem recebida, do lançamento da 1ª pedra do templo, previsto para a encosta subjacente ao Parque Biológico da Serra da Lousã, ser efectuado com a presença de crianças de todas as comunidades religiosas da capital e focou o papel da Fundação ADFP na inclusão social.

Neste jantar-tertúlia foram também oradores Jorge Sampaio, ex-Presidente da República de Portugal e anterior Alto Representante da ONU para a Aliança de Civilizações, assim como Henrique Pinto - Presidente da CAIS e  Paulo Borges, representante da União Budista.

O debate foi moderado por Paulo Mendes Pinto, diretor da área de Ciência das Religiões na Universidade Lusófona.

O "Clube de Filosofia Al-Mu'tamid" é uma iniciativa conjunta da Comissão Sócio Cultural e Formação da Comunidade Islâmica de Lisboa e da Área de Ciência das Religiões da Universidade  Lusófona Aberto, livre, é o espaço desta tertúlia, onde se pretende marcar uma forma de estar e de discutir, reunindo uma área científica, académica, que se debruça sobre o Fenómeno Religioso, e uma comunidade religiosa com o objectivo de ultrapassar os constrangimentos que muitas vezes a sociedade tem em relação ao religioso, e propiciar o encontro, sem revivalismos e sem utopias ou falsas memórias.

Como horizonte o Clube  tem o espaço de encontro de culturas que foi  o Al-Andaluz onde conviviam muçulmanos, judeus e cristãos, evocando o nome do Al-Mu’tamid, o Rei-Poeta de Silves.

Comentários