XXVIII Aniversário da Fundação ADFP
18 November 2015
O 28.º aniversário da Fundação ADFP revela dinamismo e visão eclética assente em investimentos, com inovação e diversidade.
Em Penela inaugura o Centro de Acolhimento de Refugiados: Paz.
Em Miranda inaugura o Hotel Parque Serra da Lousã, unidade hoteleira de 4 estrelas com 40 quartos.
Do programa consta a visita pré inaugural ao Prédio Liberdade, com 8 apartamentos T4, no centro de Miranda, que se destinam a habitação social de grupos com especiais necessidades.
No campo da inclusão laboral inaugura no Mercado Municipal o GIPI, Gabinete Inserção Profissional Inclusivo, destinado a apoiar pessoas com deficiência ou doença mental.
Logo após o hastear da bandeira nacional pelas 9 horas será inaugurado uma nova viatura automóvel com 9 lugares para apoio de valências sociais.
Na área do empreendedorismo, visando criar emprego para pessoas vítimas de exclusão laboral e desempregadas de longa duração, a Fundação revela espirito de iniciativa com a criação de Unidades de “Queijaria e Fumeiro“ no Parque Biológico da Serra da Lousã, que só aguardam licença camarária para iniciar a atividade.
Nesta visão de associar negócios sociais à valorização de produtos endógenos no programa de aniversário consta a inauguração de estufas agrícolas, visando a produção hortícola, nomeadamente para auto abastecimento, a visita a 6 hectares de vinha nos terrenos entre Lamas e Vila Seca, a pré inauguração da adega com capacidade para mais de 20 hectares de vinha, destinados a produzir vinho “Terra Solidária” e espumante “Aldeias do Xisto”.
Haverá ainda uma breve visita a uma moradia recentemente adquirida junto ao Parque Biológico para permitir o alargamento de oficinas de arte e ofícios tradicionais, com artesãos com deficiência ou doença mental
Em Penela o Centro de Acolhimento está preparado para receber 21 refugiados podendo, em caso de necessidade, a Fundação ADFP responder a um número muito maior de refugiados.
O Hotel Parque possui Spa, piscina interna aquecida e campos de jogos no exterior: campo polidesportivo (andebol, futebol de cinco, basquete) corte de ténis e campo de bater bolas. Cada quarto é dedicado a um deus da mitologia greco-romana. Trata-se de uma unidade hoteleira que contribui para a valorização do turismo na região, vocacionada para o turismo familiar e com capacidade para responder a necessidades de empresas possuindo sala de conferências.
O novo Hotel localizado junto ao Parque Biológico da Serra da Lousã e na proximidade do Restaurante Museu da Chanfana pretende fazer a ligação entre a natureza e a espiritualidade. Na sua proximidade está a ser construído o Templo Ecuménico Universalista, o primeiro Templo com esta visão espiritual, construído em Portugal.
Numa perspetiva para 2016 a Fundação ADFP quer lançar a construção do Hospital Compaixão, iniciar as obras do Centro Social Residencial Polivalente do Planalto do Ingote em Coimbra e concluir o Museu do Mel em Miranda do Corvo.
No domingo terá lugar o capítulo da Confraria da Matança do Porco, visando recriar e apresentar a festa pagã mais tradicional do País, de norte a sul, do interior ao litoral.
Se tem disponibilidade para ajudar a Fundação ADFP a prosseguir esta árdua mas gratificante tarefa de ajuda ao próximo, e não pode deslocar-se directamente à nossa sede, deposite o seu donativo numa das seguintes contas bancárias: