Animação de loading

Idosos residentes e crianças visitaram o Aeródromo Bissaya Barreto

Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, completou cinco anos

Após ter completado 5 anos de existência, a 1 de outubro, a Residência Cristo Redentor, no Senhor da Serra, levou residentes e crianças ao Aeródromo Municipal Bissaya Barreto em Cernache (Coimbra) para uma visita guiada dia 10 de Outubro.


O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto ou Aeródromo de Coimbra é um aeródromo português, situado junto á cidade de Coimbra. Possui duas pistas em asfalto e situa-se a uma altitude de 174m (570 pés).


O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto é gerido pela Câmara Municipal de Coimbra e é sede de diversas entidades como o Aeroclube de Coimbra (ACC). Foi por esta entidade que fomos recebidos. Os pilotos dirigentes do Aeroclube de Coimbra, de extrema simpatia, fizeram as honras da casa, apresentaram-nos o aeródromo, falaram-nos sobre o aeroclube, fizeram uma visita guiada a todo o edifício e mostraram-nos quatro aeronaves. Foi uma manhã diferente e muito bem passada. Na próxima visita quem quiser fará o seu baptismo de vôo.


A Residência Cristo Redentor, inaugurada no dia 1 de Outubro de 2011, integra o Centro Social Comunitário do Senhor da Serra, do qual também faz parte a Creche do Senhor da Serra, ambos fruto do investimento da Fundação ADFP, da cedência dos terrenos pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e de fundos europeus no âmbito da QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional).


Uma das apostas da nossa Residência passa pelas atividades socioculturais, as quais se guiam por um plano semanal diversificado, complementadas por atividades do plano mensal. Assim, independentemente do mês do ano, existem uma série de diferentes atividades que são realizadas semanalmente, entre elas a ginástica, trabalhos manuais, realização de jogos de concentração e memória, caminhadas e leitura das notícias. E de acordo com várias épocas do ano, dias festivos e feriados nacionais, são propostos diferentes conjuntos adicionais de atividades. Deste modo, as atividades promovidas, as quais são adaptadas por parte das técnicas responsáveis pelas atividades de animação às capacidades físicas e cognitivas de cada um dos utentes, objetivam a ocupação dos tempos livres, o estímulo das suas capacidades, a promoção da autonomia e a melhoria da saúde física e mental.


Tendo em conta a nossa realidade social, hoje defende-se a participação e a vida ativa da terceira idade, devendo-se inserir os idosos nos eventos locais, de forma a marcar o seu papel na sociedade. Deve-se, assim, facilitar o acesso desta nova terceira idade a todo o tipo de atividades, não só pelo lazer, mas essencialmente porque este é o caminho para a mudança de conceção do próprio idoso e da sociedade sobre o processo de envelhecimento.

Comentários