Animação de loading

Fundação investe em habitação comunitária

05 September 2024 | Social, Apoio à Comunidade, Serviços, Fundação ADFP

Fundação ADFP abre concurso público para a Construção de Edifício de Habitação Plurifamiliar/Colaborativa para alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais.
Este projeto surge com a oportunidade de candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um valor total previsto de investimento de 629.606,25€ que pode ser alterado de acordo com as propostas.

O valor máximo de financiamento público (PRR) é de 511.875,00€.
A Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional), assumirá a diferença entre este valor de financiamento e o custo total final do investimento.
O projeto apresenta uma Resposta Social de caráter residencial, temporária ou permanente, assente num modelo de habitação comunitária, organizada em unidades habitacionais independentes integradas num único edifício.

O prédio é constituído por áreas comunitárias polivalentes e áreas privadas, nomeadamente seis apartamentos de tipologia T2 e três apartamentos de tipologia T1.
O edifício desenvolve-se em três pisos.

O empreendimento vem colmatar a falta de respostas habitacionais para pessoas idosas ou outras em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente o isolamento e a solidão.
O caráter inovador desta iniciativa é assente em valores como o respeito pela cidadania, diversidade, igualdade de género, qualidade de vida e ética.
O edifício de habitação tem como finalidade o desenvolvimento de atividades colaborativas e cooperativas e viabilizar o envelhecimento ativo.

Estes objetivos serão assegurados por um conjunto de serviços de apoio, devidamente adequados ao perfil individual, familiar e social dos residentes, e uma rede complementar de comodidades articuladas com outras entidades, nomeadamente nas áreas da saúde, justiça, segurança social, cultura e lazer.

As regras de funcionamento da estrutura residencial serão orientadas pela legislação em vigor, nomeadamente a portaria n.º 269/2023 de 28 de agosto.
O edifício autónomo a construir localiza-se no Bairro da Associação/Quinta da Cova da Ponte em Miranda do Corvo.

A Fundação ADFP, em alinhamento com os pilares europeus dos direitos sociais, responde aos desafios decorrentes do envelhecimento da população que caracterizam o país e, em particular, o concelho de Miranda do Corvo. O projeto é direcionado a uma população com necessidades heterogéneas e pretende prevenir situações de dependência, ou o seu agravamento, prolongando ou evitando a institucionalização dos idosos numa ERPI (Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas).

A longa experiência da Fundação ADFP com pessoas idosas em situação de vulnerabilidade e o conhecimento do território em causa, proporcionam uma perspetiva holística de coesão social que promove qualidade de vida e autonomia aos residentes num espaço humanizado e combate o isolamento social do idoso, indo ao encontro dos problemas elencados no Diagnóstico Social do CLAS (Conselhos Locais de Ação Social).

As empresas interessadas na construção deverão apresentar proposta nos termos legais de acordo com o aviso de concurso público.

Comentários