Animação de loading

Fundação ADFP realiza iniciativa nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, com o lema: “Beatas para o chão, NÃO!”

06 June 2024 | Social, Eventos, Fundação ADFP, Ambiente

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho de 2024, cerca de 60 utentes da área da Saúde Mental e Deficiência da Fundação ADFP juntaram-se para uma recolha de lixo e, especialmente de beatas, dos espaços comuns da sede da instituição, e também dos espaços envolventes do Parque Biológico da Serra da Lousã e do Hotel Parque Serra da Lousã, situados na Quinta Paiva, em Miranda do Corvo.

Este ano, a atividade direcionou-se para a recolha de lixo com particular atenção às beatas pois segundo a Liga para a Proteção da Natureza “estima-se que em Portugal, por minuto, 7000 beatas vão parar ao chão”.

Tal como salientaram Hugo Vaz e Patricia Fernandes, Diretor Técnico da Residência Respeito e Coordenadora da Área da Saúde Mental e Deficiência respetivamente, “Como sabemos, um filtro de cigarro demora cerca de 10 anos a deteriorar-se e uma única beata pode contaminar entre 30 a 1000 litros de água. Além disso, as beatas são a maior fonte de poluição nos oceanos.

Ao longo desta atividade os participantes foram sensibilizados para a importância de proteger o ambiente, adotar práticas de reciclagem e colocarem o lixo, nomeadamente as beatas nos locais apropriados e ainda, sensibilizarem terceiros. Hugo Vaz, Psicólogo da Fundação ADFP, afirma que “A Fundação ADFP tem preocupações ambientais e reconhece que esta problemática é preocupante para a saúde pública devido aos efeitos nocivos que provoca no meio ambiente. É nosso objetivo sensibilizar os nossos utentes, colaboradores e visitantes no sentido de reduzir as piriscas no chão dos espaços comuns da Instituição”.

Anualmente, algumas das valências da Fundação ADFP, participam também numa ação conjunta de plogging inclusivo, que consiste na combinação de correr e apanhar lixo, com auxílio de um saco ou mochila, fundindo os verbos suecos plocka upp (apanhar) e jogga (correr), dando origem ao verbo sueco Plogga, do qual deriva palavra Plogging, sendo aquilo a que podemos chamar de corrida ecológica, inventada pelos suecos em 2016.

Comentários