Animação de loading

Fundação ADFP obteve certificação europeia de qualidade

Após auditoria nos dias 21 e 22 de Março

No âmbito do processo de certificação europeia Equass Assurance - Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais - a Fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional) acaba de ser certificada com o nível 1 daquele normativo, no seguimento de uma auditoria realizada na sua sede do Centro Social Comunitário em Miranda do Corvo, a 21 e 22 de Março.


A auditoria, recaiu sobre as valências de Lar Residencial, Lar de Apoio e Centro de Actividades Ocupacionais, durou dois dias, intercalada entre a análise de documentos dos 100 requisitos obrigatórios da Norma e a realização de entrevistas a utentes, funcionários, colaboradores, financiadores, parceiros e ao presidente do Conselho de Administração, Jaime Ramos.


O auditor acreditado pela Associação Portuguesa da Qualidade, responsável pela implementação em Portugal da Equass, destacou como pontes fortes a capacidade da Fundação ADFP na inovação de respostas sociais, sublinhando o caso do Parque Biológico da Serra da Lousã, a integração dos utentes na comunidade e o convívio intergeracional na instituição. Todos os colaboradores da Fundação ADFP viveram este processo de certificação pioneiro ao nível das instituições do concelho de Miranda do Corvo, que teve início em 2008, com a satisfação do dever cumprido.


A Equass é um sistema de reconhecimento, garantia e certificação da qualidade dirigido a organizações que actuam no âmbito dos serviços sociais, iniciativa da Plataforma Europeia para a Reabilitação (EPR), e surge na sequência da implementação de um sistema de gestão da qualidade visando a melhoria contínua dos serviços prestados e a satisfação das necessidades e expectativas dos seus utentes.


O secretariado-geral do EQUASS enviará agora à Fundação ADFP o respectivo certificado e as regras de utilização do logótipo EQUASS Assurance.


Nascida em Miranda do Corvo há 23 anos enquanto associação, a ADFP iniciou em 2007 o processo de alteração dos seus estatutos, passando a designar-se Fundação em 2010. Instituição particular de solidariedade social (IPSS) de mérito reconhecido, galardoada com prémios e distinções nacionais e estrangeiras, a Fundação ADFP presta apoio a pessoas com deficiência, doentes crónicos, crianças, jovens, idosos e à comunidade em geral. Ela aposta no desenvolvimento regional e local sustentado e na promoção da qualidade de vida das pessoas que frequentam as diferentes valências da instituição. Cerca de 30% dos funcionários da Fundação ADFP, maior empregadora privada do concelho, são pessoas portadoras de deficiência, sendo esta instituição um exemplo de boas práticas no mercado de trabalho no que respeita ao emprego das pessoas com deficiência.


A Fundação ADFP tem 280 residentes e fornece serviços a cerca de 2500 utilizadores regulares.

Comentários